Conheça o projeto

por Taís publicado 02/02/2023 12h27, última modificação 02/02/2023 12h27

O projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. A Gincana incentiva, ainda, a participação dos estudantes nas reivindicações, debates e decisões municipais, exercendo assim o seu direito de cidadão.

Além de palestras sobre “O que é política”, “Constituição Federal” e “Divisão de Poderes”, as etapas do projeto envolvem uma gincana interna nas escolas (etapa facultativa), eliminatórias e final, estas duas últimas realizadas no Plenário da Câmara. Cada instituição de ensino deve disponibilizar um professor para orientar os estudantes.

Todas as duplas e professores participantes da segunda etapa do projeto são premiados com medalhas. As duplas que conquistarem a primeira, segunda e terceira colocações também recebem um prêmio especial e suas respectivas escolas um troféu.

A dupla vencedora ainda representa Poços de Caldas na Gincana do Saber Mirim Regional, que acontece a cada ano em uma cidade diferente do Sul de Minas.