Livros e cartilhas

por Taís publicado 18/08/2022 16h45, última modificação 18/04/2024 14h05

Constituição em Miúdos

A Constituição em Miúdos visa proporcionar aos jovens um contato com os temas abordados na Constituição Federal, numa linguagem simples e acessível, propiciando uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade desses jovens, despertando seu interesse e provocando-os para uma posição mais crítica, tornando-os mais atuantes.

Constituição em Miúdos - Leia mais…

Constituição em Miúdos II

Os temas de que trata a obra são apresentados por três personagens: Henrique, Danilo e Júlia. Juntos, seguem em uma aventura pelo País, procurando entender o papel do Estado para com o cidadão e vice-versa. São 24 temas, divididos por capítulos, com explicações diretas e simples. As Eleições, os Três Poderes e a Previdência Social são exemplos de assuntos abordados no livro. Para facilitar o entendimento, o leitor tem à sua disposição um sumário da Constituição e um glossário com significados de termos técnicos. A obra encerra-se com quadros-resumo, pelos quais o jovem pode relembrar o que lhe foi ensinado.

Constituição em Miúdos II - Leia mais…

Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos

O material foi desenvolvido pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre como atividade complementar ao Livro Constituição em Miúdos, de autoria de Madu Macedo. A Cartilha, que aborda temas da Constituição Federal, foi publicada pelo Senado e é destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos - Leia mais…

Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos

A publicação consiste em uma história em quadrinhos onde um professor negro explica para estudantes as origens do racismo no Brasil, as questões ligadas à escravização de pessoas africanas, os dados do mercado de trabalho, a imagem das pessoas negras na sociedade, entre outros tópicos. O material é distribuído anualmente aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da rede pública.

Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos - Leia mais…

Maria da Penha em Miúdos

O livro apresenta aos adolescentes a Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dispôs sobre a criação de juizados para esse fim específico. A obra, organizada por Madu Macedo e ilustrada por Jorge Luís de Amorim Júnior, é composta em forma de história em quadrinhos com o intuito de conscientizar as novas gerações a respeito da condição da mulher no Brasil e atende aos preceitos e metas do Plano de Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal.

Maria da Penha em Miúdos - Leia mais…

Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos

Editada em parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e a Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG), essa versão em quadrinhos do Estatuto da Criança e do Adolescente reforça o intuito da série, de fomentar a leitura, o pensamento crítico e a consciência social desde a infância. A obra mostra aos jovens que, ao conhecerem seus direitos, eles podem ser mais atuantes em garanti-los. O enredo do livro se passa em uma sala de aula do Colégio Educação, comandada pelo professor Alonso e acompanhada por uma turma bastante diversa. Com linguagem informal e divertida, e por meio de diálogos simples, o leitor aprende sobre vários dispositivos e temas da Lei nº 8.069/1990, que assegura à criança e ao adolescente todos os direitos fundamentais, além das oportunidades que lhes garantam o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Os textos foram redigidos pela escritora Madu Macedo e os desenhos são do técnico legislativo da Gráfica do Senado Filipe Modesto.

Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos - Leia mais…

Código do Consumidor em Miúdos

O CDC em Miúdos é o Código de Defesa do Consumidor ilustrado, colorido e explicado. Utilizando-se de linguagem educativa, essa versão em quadrinhos do CDC aborda importantes questões como direitos dos consumidores, relações de consumo, órgãos de proteção ao consumidor, notas fiscais, pirataria, consumismo e muitas outras. A turminha do Colégio Educação explica tudo isso enquanto curte um rolê na pista de skate!

Código do Consumidor em Miúdos - Leia mais…

Ações do documento