Voluntários recebem Diploma Jacques Rodrigues de Carvalho em homenagem da Câmara
Sessão solene possibilitou o reconhecimento público ao trabalho de quem transforma vidas por meio da solidariedade
Reconhecer e valorizar pessoas nascidas ou radicadas em Poços de Caldas que, há pelo menos cinco anos, se dedicam ao trabalho voluntário e filantrópico em prol de causas sociais, ambientais e educacionais. Esse foi o propósito da sessão solene de entrega do Diploma de Mérito Voluntário Jacques Rodrigues de Carvalho, realizada na última terça-feira, dia 26, no Plenário da Câmara Municipal.
A cerimônia reuniu autoridades, familiares, amigos e representantes de diversas instituições, marcando uma noite de reconhecimento público ao trabalho de quem transforma vidas por meio da solidariedade.
Os homenageados atuam em diferentes áreas do voluntariado, como em ações de igrejas evangélicas e católicas, associações comunitárias, na Associação de Assistência de Deficientes Visuais (AADV), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico (GAAPO), Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS), além de instituições voltadas ao acolhimento de crianças, pessoas em tratamento de câncer e autistas.
Receberam a honraria: Ângela Aparecida Benítez; Débora de Fátima Bernardes Braga Vianna; Évelin Carvalho dos Santos; Fernanda Mayra Moreira Paulino; Lázara de Fátima da Fonseca Sato; Luciana de Fátima do Espírito Santo Takata; Maria Rita Gonçalves; Marli Katsue Tame Missaka; Marta Faleiros Felisberto; Nelma Cristina Moreira Silva Benetti; Osvaldo Mendanha da Silva Junior; Rosely Ferreira e Sérgio Júlio de Oliveira.
A solenidade atendeu a uma Resolução da Câmara, que decorre de um projeto do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB). A iniciativa eterniza o nome de Jacques Rodrigues de Carvalho, que por mais de seis décadas dedicou sua vida à filantropia em Poços de Caldas, prestando atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. “Tive a honra de conviver com o Jacques, por um tempo breve, mas que foi intenso. Que privilégio. Desde o momento em que propusemos nesta Casa a homenagem ao saudoso e amado Jacques, a ideia era enaltecer quem se doa ao próximo. É a inspiração que ele deixa a Poços de Caldas e que está viva e sendo vivida por todos os homenageados desta noite. Se dar ao próximo, aliás, é um dos principais mandamentos, amar ao próximo como a si mesmo”, destacou Flavinho, que foi convidado pelo presidente da Casa para encerrar a sessão solene.
Além da entrega dos diplomas, a programação contou com a participação do Coral do GAAPO. O evento teve a presença da secretaria municipal de Assistência Social, Marcela de Carvalho Messias, além de familiares e amigos dos homenageados. O público pôde acompanhar momentos emocionantes, como a leitura dos currículos, que evidenciaram a trajetória de cada voluntário e a amplitude das ações realizadas em prol da comunidade poços-caldense.
O evento teve transmissão ao vivo e o vídeo está disponível no YouTube do Legislativo.