Vinte alunos participam da segunda fase da Gincana do Saber

por Imprensa publicado 11/09/2019 17h05, última modificação 16/11/2020 12h39
Vinte alunos participam da segunda fase da Gincana do Saber

Gincana do Saber é um projeto destinado a alunos do ensino fundamental II

A Câmara de Poços realizou, na última segunda-feira (09), o lançamento da 1ª edição da Gincana do Saber. O encontro contou com a presença das dez duplas classificadas nas escolas, professores e diretores. A partir de agora, os estudantes participarão de oficinas de formação política e preparatórias, além das fases eliminatória e final. A dupla vencedora irá a São Lourenço, em novembro, para a Gincana do Saber Regional.

O lançamento contou, ainda, com a presença do presidente da Casa vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC) e da 1ª secretária vereadora Maria Cecília Opípari (PT), que são autores do projeto de Resolução que instituiu o projeto em Poços. Também prestigiaram o evento os vereadores Joaquim Alves (MDB), Pedro Magalhães (PSDB), Ricardo Sabino (PSDB) e Paulo Tadeu D’Arcádia (PT), além do coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação Mário Augusto Marques.

A Gincana do Saber, aprovada pelo Legislativo em julho desse ano, tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Durante o lançamento, as duplas tiveram o primeiro contato com a rotina da Câmara Municipal. Eles visitaram, acompanhados de servidores da Escola do Legislativo, todas as Assessorias da Casa, oportunidade em que receberam informações sobre o trabalho de cada uma.

Os estudantes participaram, ainda, de uma dinâmica com balões. O objetivo, segundo a diretora da Escola do Legislativo Tais Ferreira, foi mostrar a eles que, para defender um ponto de vista, o diálogo e as opiniões diferentes são importantes a fim de encontrar as melhores soluções para os problemas comuns. “Foram distribuídos balões entre os participantes e pedido a cada um que defendesse o seu por 30 segundos. Em seguida, formaram-se grupos de acordo com as cores dos balões. Utilizamos a experiência para explicar aos alunos que, ainda que cada um possa ter uma opinião sobre um determinado assunto, não é necessário estourar o balão do outro. Para defender sua opinião, é preciso dialogar. Nesse momento, existiam algumas cores de balão em maior quantidade que outras e utilizamos a situação para demonstrar que, quando se trata do coletivo, as necessidades daqueles com menor representatividade também devem ser consideradas”, explica.

Nos dias 16, 23 e 30 de setembro, as duplas voltarão à Câmara para novos encontros antes da etapa final da Gincana. Nesse período, deverão estudar o livro Constituição em Miúdos, de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples e direcionada a adolescentes. As perguntas serão de múltipla escolha e abertas e os alunos que finalizarem o projeto nas três primeiras colocações receberão medalhas e as escolas receberão troféus.

Em 2019, participam do projeto cinco escolas: Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. A primeira fase da gincana aconteceu nas unidades de ensino, quando os alunos de 9º anos responderam perguntas de múltipla escolha e “verdadeiro ou falso”, divididas nos níveis fácil, médio e difícil. A equipe da Escola do Legislativo fez diversos questionamentos, entre eles se o Poder Executivo é exercido por deputados e senadores eleitos pelo povo e se aprovar leis é função do Poder Legislativo.

A Gincana do Saber desse ano conta, também, com a participação de estudantes do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, que atuarão como monitores. Eles participaram das visitas às escolas e auxiliaram na elaboração de perguntas sobre a Constituição em Miúdos. Após o lançamento, ministrarão a oficina preparatória sobre a última fase da gincana.