Vereadores se reúnem com coordenador regional do DEER

por Imprensa publicado 19/02/2021 18h55, última modificação 25/02/2021 18h49
Vereadores se reúnem com coordenador regional do DEER

Vereadores receberam informações sobre obras em andamento na cidade

Os vereadores Douglas Dofu (DEM), Kleber Silva (Novo) e Tiago Braz (Rede) se reuniram com o coordenador regional do DEER-MG Fernando Antônio Carneiro Ferreira, na última quarta-feira (17). O objetivo foi conhecer os projetos em andamento e obter informações sobre obras realizadas no município.

Para os legisladores, o encontro foi bastante produtivo, visto que puderam abordar, entre outros assuntos, os motivos do atraso nas obras da Rodovia do Contorno, as questões relativas à concessão das rodovias no sul de Minas e a segurança dos pedestres nos trechos de rodovia que cortam o município de Poços de Caldas. Durante a reunião, o coordenador também explicou questões técnicas referentes à qualidade da pavimentação.

Douglas Dofu ressalta que, além de conhecer toda a estrutura do Departamento, foi possível esclarecer dúvidas sobre diversas demandas da população. “A visita foi, primeiramente, para conhecer o Departamento, os servidores e a estrutura em geral. O engenheiro Fernando nos explicou muitas questões que envolvem o DEER, o DNIT, o que são estradas do município, o que compete à coordenação dele e o que não compete. Nós questionamos sobre a Rodovia do Contorno e foi nos passado alguns entraves relativos a empenhos, também algumas questões de prazos. Ele acredita que em torno de 15 a 20 dias o problema será solucionado e as obras retomadas. Para conclusão da obra, ele acredita em um prazo de dois a três meses. Outro ponto levantado na reunião foi a questão das concessões de algumas vias de ligação, como Poços/Andradas e Poços/Caldas, que são rodovias que o DEER faz o gerenciamento. Estão sendo feitos novos estudos para avaliar a viabilidade dessas concessões. Ele acredita que até o final do semestre os estudos sejam finalizados e depois disso haverá toda a tramitação das licitações”, diz.

Para o vereador Kleber Silva, a reunião permitiu, também, obter informações oficiais a respeito das obras. Ele lembra que esse é um tema muito questionado pela população. “Pudemos conversar com o coordenador, que está há mais de 30 anos em Poços, sobre a qualidade do trabalho na Rodovia do Contorno e sobre as dificuldades enfrentadas pela população por não ter terminado essa obra ainda. Houve um atraso, conforme nos explicou o engenheiro, e o aumento do custo da matéria-prima contribuiu para que houvesse a necessidade de novos processos licitatórios. É muito importante esse contato, para que possamos repassar informações claras e oficiais àqueles que nos procuram”, afirma.

Algumas demandas relativas à segurança na avenida Alcoa também foram abordadas, segundo o vereador Tiago Braz. “Aproveitamos para levar reivindicações da comunidade, em especial da avenida Alcoa, e estamos à disposição do Departamento para trabalharmos juntos na elaboração de políticas públicas. Esse contato é muito importante. Também foi abordado na reunião a reativação da balança de pesagem, na entrada da cidade, visto que é uma forma de controlar a carga dos caminhões e isso vai contribuir para a manutenção e durabilidade da pavimentação da rodovia”, finaliza.