Vereadores recebem sugestões de políticas públicas para a juventude

por Imprensa publicado 08/04/2024 13h15, última modificação 18/04/2024 15h44
Audiência
Vereadores recebem sugestões de políticas públicas para a juventude

Por iniciativa do vereador Kleber Silva (Novo), a Câmara de Poços promoveu uma audiência para discutir o tema “Políticas Públicas para Juventude”. O evento, realizado na última quarta-feira (03), contou com a presença de estudantes, atiradores do Tiro de Guerra 04-021, representantes do Executivo, do Conselho Tutelar, da 25ª Subseção da OAB/MG e da Superintendência Regional de Ensino. Os vereadores, na oportunidade, receberam do público demandas relacionadas à pauta.

Desafios para ingressar no mercado de trabalho, combate à evasão escolar, acesso a projetos culturais e perspectivas de futuro dos jovens. Estes foram alguns dos assuntos levantados pelos jovens que usaram a Tribuna. Eles pontuaram, ainda, a necessidade de cumprimento de leis já existentes, entre elas a que trata do meio passe no transporte coletivo.

Um dos encaminhamentos apresentados foi a possibilidade de reativação do Conselho Municipal da Juventude. Ana Maria Lobo, coordenadora do Programa Municipal da Juventude e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, falou sobre a importância da retomada do trabalho realizado no passado. “A Secretaria Municipal de Governo vem trabalhando para que o conselho seja formado e atuante em nossa cidade. Sabemos que ele desempenha um papel fundamental na promoção dos direitos e interesses dos jovens no âmbito local. Algumas das principais razões para a importância desse conselho são a participação cidadã, formulação de políticas, articulação com outros órgãos, empoderamento, mobilização e outros”, comentou.

A coordenadora ressaltou, ainda, que o Conselho Municipal da Juventude é essencial para promover a participação, representatividade e protagonismo dos jovens, contribuindo para sua formação cidadã e para o desenvolvimento local de forma inclusiva e democrática.

Com relação às ações já realizadas no município, Ana Maria pontuou o trabalho realizado no contraturno escolar para adolescentes até o 9º ano da rede municipal de ensino. Já o secretário municipal de Cultura, Luís Gustavo Dutra, ressaltou que o diálogo é fundamental para avaliar erros e acertos e que o projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Poços, é uma ação importante de protagonismo desse público.

Representando a OAB Jovem, o advogado Dr. Patrick de Araújo Fernandes falou da necessidade de levar informações ao jovem. Também pontuaram questões importantes sobre o tema a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino, Rebeca Frederico Fonseca, e o presidente nacional do Partido Novo Jovem, Matheus Mota.

Para o vereador Kleber Silva, a audiência foi bastante produtiva. “Foi uma oportunidade valiosa de debater questões, identificar as necessidades da juventude em nossa região e elaborar propostas para melhorar a qualidade de vida dos jovens. A audiência pública é uma forma de estimular a participação da comunidade na construção de políticas públicas e incentivar a criação de espaços de diálogo entre a sociedade civil, poder público e setor privado, por isso a presença dos jovens foi fundamental”, disse.

Ainda segundo o vereador, para que as políticas públicas sejam eficazes, é preciso conhecer a realidade da juventude. “Todos os jovens falaram muito bem sobre o tema, cada um com sua posição, alguns destacando a cultura, outros a área esportiva, outros a isenção de impostos para empresas que contratarem jovens. Os presentes falaram muito sobre a valorização do jovem para que ele possa ingressar no mercado de trabalho, as políticas públicas para jovens de baixa renda, leis que não estão sendo cumpridas, o meio passe dos universitários, a gratuidade no Tiro de Guerra, enfim assuntos que merecem atenção. O jovens são o nosso futuro, serão os profissionais amanhã, precisamos cuidar deles”, ressaltou.

O vídeo da audiência está disponível para consulta no canal da Câmara no YouTube.