Vereadores recebem alunos das escolas municipais Vitalina Rossi e Wilson Hedy Molinari

por Imprensa publicado 08/10/2018 15h20, última modificação 16/11/2020 12h39
Câmara em Visita

Através de uma parceria com a Secretaria de Educação, escola Vitalina Rossi participou do Câmara em Visita

Estudantes de 6º ano das escolas municipais Vitalina Rossi e Wilson Hedy Molinari participaram, nos dias 04 e 05 de outubro, do projeto Câmara em Visita. Eles foram recebidos pelos vereadores Pedro Magalhães (PSDB) e Lucas Arruda (Rede), que explicaram sobre o funcionamento e as funções do Legislativo. A visita das escolas aconteceu através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e, até o final do mês, mais quatro unidades de ensino estarão na Câmara.

Construção de novas áreas de lazer, implementação de cursos profissionalizantes e melhorias no trânsito foram algumas das propostas apresentadas pelos alunos da escola Vitalina Rossi, localizada na zona sul da cidade. Já a escola Wilson Hedy Molinari sugeriu que a Prefeitura ofereça transporte aos alunos para atividades fora da instituição, além de desenvolver programas de combate ao bullying, realizar manutenção periódica dos banheiros da unidade e melhorar as condições dos computadores utilizados nas aulas de informática.

O vereador Lucas Arruda destacou que o Câmara em Visita possibilita que os alunos aprendam de forma lúdica, através da simulação de uma reunião ordinária, como é o funcionamento do Poder Legislativo. “O projeto é muito interessante. Recebi os alunos do Wilson Hedy e eles já trabalham internamente essa questão de melhorias no ambiente escolar e chegaram bastante preparados. As propostas agora serão encaminhadas aos órgãos competentes”, comentou.

O vereador Pedro Magalhães, que recepcionou os alunos do Vitalina Rossi, disse que é preciso incentivar a participação de todos os alunos do município no projeto. “A presença de estudantes na Câmara para aprenderem sobre democracia e cidadania e o fato de serem multiplicadores dessas informações fazem do Câmara em Visita um projeto importante e que merece sempre uma atenção especial”, declarou.

Além das duas escolas, a Câmara receberá também as escolas José Mamud Assan, Alvino Hosken de Oliveira, Raphael Sanches e Irmão José Gregório. Para atender ao propósito do programa, as instituições devem trabalhar com os alunos o conteúdo dos três poderes, com enfoque nas ações do Legislativo. Além da discussão prévia em sala de aula, elas devem, ainda, eleger os 15 vereadores mirins, que durante a visita apresentarão sugestões de melhorias para a cidade.

O Câmara em Visita tem como objetivo principal estimular a participação de crianças e jovens no processo democrático e incentivar, desde cedo, o debate de temas importantes para a cidade. As escolas, entidades e instituições que quiserem participar do projeto devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Primeira foto mostra alunos do Wilson Hedy e vereador Lucas Arruda. Na segunda imagem, vereador Pedro Magalhães fala com alunos do Vitalina Rossi no plenário da Câmara.