Vereadores propõem realização de cursos de prevenção de acidentes

por Imprensa publicado 30/10/2018 13h38, última modificação 30/10/2018 13h38
Escolas e creches

Um anteprojeto de lei assinado por três vereadores sugere que a Prefeitura disponibilize cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros a profissionais de escolas e Centros de Educação Infantil do município. A proposta, de autoria dos vereadores Pedro Magalhães (PSDB), Gustavo Bonafé (PSDB) e Lucas Arruda (Rede), pode voltar à Câmara para votação, caso seja acatada pelo Executivo.

De acordo com a matéria, o curso destinado a professores e funcionários será extracurricular e ministrado por entidades especializadas na área, podendo existir convênios e parcerias com outros órgãos. Entre outras questões, o anteprojeto estabelece que as instituições de ensino deverão manter em suas dependências pessoal treinado durante todo o período em que houver aulas ou atividades extras, bem como atividades externas.

Segundo o vereador Pedro Magalhães, infelizmente, há muitos casos de acidentes envolvendo crianças dentro e fora dos locais de aprendizado. “Sabemos que durante a infância existem as brincadeiras e descobertas, sendo necessário um cuidado constante. Além disso, alguns estudos revelam que os acidentes são, hoje, a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Tendo em vista esses dados e, também, a preocupação com esse assunto em nossa cidade, estamos propondo a realização de cursos aos professores e servidores a fim de que o problema seja evitado”, disse.

O parlamentar ressaltou, ainda, que muitos acidentes poderiam ser evitados caso as vítimas recebessem, em tempo hábil, atendimento com técnicas simples de primeiros socorros. “Os primeiros socorros não excluem a importância da presença do médico, no entanto esse auxílio poderá fazer toda a diferença no momento. É preciso destacar que essa proposta não tem a intenção de onerar os cofres públicos, visto que os cursos poderão ser ministrados por profissionais da própria rede de saúde de Poços ou, por exemplo, pelo Corpo de Bombeiros. O objetivo é contribuir com políticas públicas que minimizem os problemas envolvendo acidentes em escolas e creches”, enfatizou Pedro Magalhães.

O anteprojeto de lei encaminhado ao Executivo está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

 

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados