Vereadores levam demandas ao presidente do CISMARPA

por Imprensa publicado 15/03/2022 17h20, última modificação 23/03/2022 13h17
Vereadores levam demandas ao presidente do CISMARPA

Vereadores estiveram em Albertina levando reivindicações ao presidente do Cismarpa

Na última semana, os vereadores Luzia Martins (PDT), Sílvio Assis (MDB) e Douglas Dofu (DEM) estiveram na cidade de Albertina para uma reunião com o prefeito João Paulo Facanali de Oliveira, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo (Cismarpa). O objetivo foi apresentar algumas demandas e questionamentos de pacientes e colaboradores, entre eles com relação às melhorias na estrutura, organização interna e gastos.

Recentemente, os parlamentares visitaram a sede do Cismarpa em Poços, no bairro São José, a fim de conhecer o local, os atendimentos e as reivindicações. A partir desse encontro, eles agendaram a reunião em Albertina, que abordou, entre outros assuntos: falta de acessibilidade; necessidade de uma sala de espera que comporte todos os pacientes que aguardam atendimento; quantidade maior de banheiros, inclusive adaptados; organização da agenda junto às Prefeituras que são atendidas em Poços, pois há pacientes que chegam pela manhã e apenas são atendidos no período da tarde; estudos para reajuste salarial dos colaboradores, visto que isso não acontece há três anos; instalação de câmeras de segurança.

Outros temas foram discutidos como, por exemplo, a existência de recursos para tratamento na área de saúde mental, benefícios destinados aos servidores do Consórcio, critérios para distribuição das cirurgias e consultas entre os médicos e valores pagos a estes profissionais.

O vereador Sílvio Assis ressaltou a importância desse contato próximo para avaliar as reais necessidades do Cismarpa, “Eu já havia feito uma Moção de Apelo, no ano passado, sobre a forma em que as centenas de pacientes aguardavam todos os dias o atendimento durante o pico elevado de contaminação do vírus da COVID-19. O prédio onde é a sede do Cismarpa funcionava uma lavanderia e as repartições são precárias para os dias atuais. O terreno tem um bom espaço para a construção e ampliação de uma nova unidade e, durante a visita, constatamos que tem um projeto engavetado há anos. Inclusive, apresentei a ideia ao atual presidente, indagando se tem a possibilidade do rateio entre as cidades que fazem parte do consórcio para execução do projeto. Ele se mostrou preocupado também e acredito que teremos uma movimentação nessa causa tão importante”, disse.

Segundo Luzia Martins, a expectativa é que as melhorias na sede sejam executadas. “Recentemente, fomos ao Cismarpa e detectamos vários problemas relacionados à infraestrutura, falta de acessibilidade, aglomerações devido à falta de espaço para aguardar a consulta, algumas salas de médicos pequenas e sem ventilação, falta de banheiros e muitos outros problemas que caracterizam falta de condições para um atendimento mais humano e cuidadoso. Assim a conversa com o presidente do Consórcio teve como objetivo expor essa realidade e nos colocar à disposição enquanto Câmara Municipal”, ressaltou.

Para Dofu, João Paulo Facanali foi bastante receptivo e demonstrou interesse na resolução dos problemas. “O prefeito se mostrou muito solícito, receptivo e demonstrou surpresa sobre algumas questões apresentadas. Estou convicto de que ele tomará providências, pois a saúde da população é uma questão primordial aos gestores públicos. O Cismarpa atende mais de 20 municípios, dessa forma, é de enorme responsabilidade a gestão”, finalizou.