Vereadores discutem temas ligados à causa animal

por Imprensa publicado 11/03/2022 18h50, última modificação 16/03/2022 18h31
Reunião
Vereadores discutem temas ligados à causa animal

Atribuições do CCZ, maus-tratos e castração foram alguns dos temas abordados na reunião

Nesta semana, os vereadores Douglas Dofu (DEM), Wellington Paulista (DEM) e Marcelo Heitor (PSC) participaram de uma reunião, no Plenário da Câmara, com o objetivo de discutir algumas demandas ligadas à causa animal. Participaram do encontro o coordenador da Vigilância Ambiental da Prefeitura Jorge Miguel Ferreira do Lago, os representantes da Comissão de Proteção à Causa Animal da 25ª Subseção da OAB/MG Lúcio Correa Cassilla (presidente) e Claudenilda Aparecida dos Santos (secretária), e a protetora de animais Alessandra Figueiredo.

Além das atribuições do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e das leis que versam sobre a proteção aos animais, temas como a castração e maus-tratos também foram abordados. “Foi uma reunião muito proveitosa, pois o coordenador da Vigilância Ambiental pôde explanar com muita clareza sobre as ações que o poder público desenvolve no âmbito do CCZ. Foi possível, ainda, dialogar sobre as demandas na área, o trabalho das protetoras e a elaboração de Projetos de Lei para o avanço nas políticas públicas”, disse o vereador Douglas Dofu.

Ainda segundo o parlamentar, é preciso considerar a importância do trabalho que é feito pelas pessoas que protegem e cuidam dos animais, dos veterinários do município, que colaboram muito com os cuidados de cães abandonados, e dos servidores do CCZ, que cuidam da saúde desses animais. “É fundamental que as demandas e sugestões sejam discutidas na Câmara também, pois compete ao Legislativo a aprovação de leis que possibilitem avanços nessa área.
Durante a reunião, pudemos ouvir da Alessandra as dificuldades que as protetoras enfrentam, hoje, com relação à compra de ração, pagamento de cirurgias e demais procedimentos para animais machucados, entre outros assuntos. Ficou decidido que faremos uma nova reunião, agora com membros do Poder Executivo, para que possamos continuar buscando melhorias”, concluiu.