Vereadores discutem providências quanto a furtos de fiação em próprios públicos e particulares

por Imprensa publicado 17/09/2021 16h35, última modificação 24/09/2021 17h47
Audiência pública

Audiência foi proposta pelo vereador Sílvio de Assis

Nesta semana, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública para discutir o tema “Furtos e arrombamentos em próprios públicos e particulares para retirada de fiação”. O debate foi proposto pelo vereador Sílvio de Assis (MDB) e contou com a presença do diretor da Guarda Municipal inspetor Marcelo Gavião Bastos, do comandante da 162ª Companhia da Polícia Militar capitão André Rizental Raicoski, do delegado da Polícia Civil Dr. Thiago Gomes Ribeiro e do coordenador de Suprimentos da Prefeitura, representando a Secretaria de Saúde, Fabrício Oliveira.

Segundo o vereador proponente, a prática de furto de cabos da rede elétrica é um crime de difícil combate e que afeta desde órgãos públicos até empresas particulares e casas residenciais. “Esse tipo de furto aumentou muito e não é novidade, mas com a crise ocorre uma onda de incidência. Desde o ano passado, o cobre, material nobre encontrado na fiação e excelente condutor de energia, teve o seu valor mais que duplicado, diante da valorização do dólar, a escassez no mercado e a alta na demanda. Em Poços de Caldas, a situação não é diferente do restante do país, onde, segundo estudos, houve um crescimento de quase 50% em relação ao número de furtos de fiação e cabos antes da pandemia”, comentou Sílvio.

O parlamentar falou sobre os problemas decorrentes dos furtos de fiação. “Essa ação criminosa, independente da quantidade de fios furtada, se poucos metros ou até mesmo quilômetros, interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando, além de prejuízos financeiros, uma série de transtornos à população. Por exemplo, falta de energia, interrupção de serviços de telefonia e Internet e até na prestação de serviços públicos. Infelizmente, se existe este tipo de ocorrência é porque existe receptação. Muitas vezes, esses furtos são praticados por menores infratores e ou dependentes químicos, que fazem qualquer coisa para conseguir meios de adquirir as drogas lícitas e ilícitas”, disse.

O aumento do número de casos de furtos dessa natureza foi assunto abordado pelo diretor da Guarda Municipal. De acordo com o inspetor, no ano passado foram cinco casos registrados em patrimônios públicos. Em 2021, já são 20. Ele destacou as ações realizadas pela corporação, com o apoio da Secretaria de Defesa Social, como aquisição de equipamentos que vão auxiliar no trabalho. Com relação às dificuldades, Marcelo Bastos citou a falta de efetivo, visto que a instituição está há 21 anos sem concurso público. Sobre essa situação, a expectativa é que em breve, com a mudança do regime jurídico dos servidores municipais, haja novas contratações.

Ainda sobre as medidas adotadas para coibir esse tipo de furto, a Polícia Militar informou que tem feito um cadastramento de estabelecimentos que recepcionam fiação e sucatas de modo geral, a fim de conscientizar os proprietários para que não recebam materiais de origem duvidosa. Tal iniciativa, segundo o comandante Raicoski, já tem apresentado resultados. Ele destacou a importância da estratégia de aproximação da PM com a comunidade, por intermédio das redes de proteção, e enfatizou que a situação dos furtos de fiação é algo complexo, visto que, se existe roubo, existe também receptação, sendo que muitas vezes esta questão está ligada ao uso de drogas.

A Polícia Civil também se pronunciou sobre o tema. O delegado Dr. Thiago ressaltou que estatísticas comprovam que essa é nova modalidade de crime que está sendo pulverizado. A Polícia, segundo o delegado, está adotando estratégias para acabar com a onda de furtos, através de ações contundentes na área.

Outros assuntos foram discutidos, como o serviço de monitoramento por câmeras e as melhorias na iluminação pública, medicas que auxiliam na segurança e no combate aos furtos. “Essa audiência foi proposta no sentido de reunir as autoridades competentes e discutir um tema que vem preocupando toda a comunidade. Espero que as propostas aqui apresentadas tenham um encaminhamento e que os órgãos responsáveis possam dar continuidade ao trabalho, com rondas mais ostensivas. Sabemos das dificuldades, no entanto esperamos que as melhorais sejam implantadas”, declarou o vereador Sílvio.

Também participaram da audiência o secretário de Defesa Social Rafael Tadeu Conde Maria, o gerente da Divisão Administrativo/Financeiro do DMAE Maurício Kato da Silva e guardas municipais. O vídeo da audiência, com todas as apresentações feitas, está disponível na página da Câmara no YouTube.