Vereadores cobram providências para cessar verticalização do bairro São Benedito

por Imprensa publicado 14/11/2018 19h10, última modificação 16/11/2020 12h39
Reunião

Vereadores se reuniram com moradores do São Benedito e receberam as demandas da comunidade

Um ofício assinado por todos os vereadores e encaminhado ao Executivo nesta semana solicita providências quanto à intensa verticalização e adensamento dos bairros São Benedito e Cascatinha. A iniciativa da Câmara se deu após uma reunião com moradores, na última segunda-feira (12), oportunidade em que foram relatados os diversos problemas enfrentados atualmente. O Legislativo recebeu, também, um abaixo-assinado pedindo a suspensão imediata, pela Secretaria de Planejamento, da aprovação de novos projetos para construção de edifícios verticais naquela região.

No documento enviado à Prefeitura, os vereadores destacaram a preocupação da comunidade com os fortes impactos na qualidade de vida e a frustração das expectativas quanto aos critérios de construção. Eles pediram o encaminhamento de um projeto de lei complementar à Casa visando solucionar o problema, antes mesmo da análise do Plano Diretor, visto que o mesmo terá uma tramitação extensa devido à complexidade do tema.

O abaixo-assinado recebido pela Câmara pontua diversas questões referentes à infraestrutura dos bairros, tais como ausência de estudos e levantamentos sobre o potencial hídrico da região, danos causados às vias públicas por caminhões pesados, falta de estudos de impactos de vizinhança, entre outras. Os moradores destacaram, no documento, que o pleito vai ao encontro das normas de mobilidade urbana e da necessidade de terem condições mínimas de locomoção e deslocamento, uma vez que a situação do bairro São Benedito tornou-se crítica em um curto período de tempo, após a aprovação de um grande número de edifícios.

Sérgio Elias Zenun reside na região do São Benedito há 14 anos. Durante encontro com os vereadores, ele ressaltou a preocupação da comunidade com esse problema. “É um bairro pequeno, com ruas estreitas, que tem poucas saídas para o centro e para qualquer outra região de Poços. E essas ruas estão congestionadas. Com a implantação da zona azul, logo cedo os carros já estão estacionados, então torna-se mais difícil. Uma das preocupações com essas construções é a mobilidade. O bairro tem três saídas para o centro e uma delas é a que possui um sinal de trânsito em frente ao Pizza na Roça, que leva cinco segundos e dá para passar três carros por vez. As outras duas saídas sobem pela rua São Francisco, saindo lá no São Benedito. São também duas ruas difíceis, sem sinal”, comentou.

Segundo Zenun, a salubridade das residências também precisa ser discutida. “A outra preocupação é que, com o adensamento, a salubridade dos edifícios fica comprometida. A falta de sol causa doenças respiratórias, tanto alérgicas quanto infecciosas, em crianças e idosos. Isso piora a qualidade da moradia”, disse.

O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) foi um dos parlamentares procurados pela comunidade antes da reunião na Câmara. Ele ressaltou que a situação precisa ser avaliada visando à qualidade de vida dos moradores. “Eu e outros vereadores fomos procurados para interceder junto ao Executivo, com objetivo de encontrar uma solução. São Benedito, Cascatinha e bairros adjacentes têm sofrido também com esse problema da verticalização. Além dos transtornos no trânsito, temos a questão da infraestrutura, capacidade das redes de água e esgoto e muitas outras situações que precisam ser revistas. A Câmara, com o apoio de todos os vereadores, está encaminhando esse ofício à Prefeitura pedindo que envie um projeto de lei alterando o zoneamento daquela região”, declarou o legislador.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto dos vereadores e moradores do São Benedito durante reunião no plenário da Câmara.