Vereadoras visitam Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança

por Imprensa publicado 11/04/2022 09h40, última modificação 13/04/2022 19h13
Vereadoras visitam Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança

Vereadoras destacam o acolhimento às mulheres no novo espaço

Nesta semana, as vereadoras Luzia Martins (PDT) e Regina Cioffi (PP) estiveram no Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, implantado pela Prefeitura no prédio onde funcionava o Hospital de Campanha. As duas parlamentares sugeriram ao Executivo, no ano passado, através das Indicações n. 521 e n. 2084, a criação desse espaço, visando ao assessoramento, apoio, articulação e acompanhamento de ações e programas voltados à mulher e à criança.

De acordo com informações do Executivo, o principal intuito do Centro de Atenção é unir em um único local todos os serviços de assistência à saúde das mulheres e das crianças, facilitando assim o acesso de toda a população. Ele vai oferecer o atendimento especializado para infertilidade, mulheres em climatério e menopausa, planejamento familiar (inserção de dispositivo intrauterino), pré-natal especializado de alto risco, Patologias do Trato Genital Inferior (PTGI), aleitamento materno, mastologia, neonatologia e prematuridade, pneumopediatria, neuropediatria/avaliação neuropsicológica, atendimento de mulheres vítimas de violência sexual, entre outros serviços.

A Prefeitura informa, ainda, que serão realizados os exames de papanicolau, histeroscopia, ultrassom de mama, ultrassom transvaginal, ultrassom obstétrico, ecocardiograma fetal, raio-X, eletrocardiograma, cardiotocografia, colposcopia, biópsia de colo de vulva e teste do olhinho.

Segundo Luzia Martins, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança é uma grande conquista para o município. “Ele atende à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres através de acolhimento, facilitação, instrução e garantia de seus direitos. Há exatamente um ano, eu e a Dra. Regina protocolamos a Indicação que sugeria ao Poder Executivo a criação deste Centro e com alegria nós visitamos o local, que é o antigo Hospital de Campanha, transformado neste espaço importantíssimo”, comentou.

Para a vereadora, essa ação vem contribuir com a prevenção da morbidade e mortalidade feminina, além da própria violência, devido à possibilidade de instrução e diálogo com profissionais capacitados. “É nosso dever pensar em ações que favoreçam informações, orientações e atendimentos de forma integral e interdisciplinar às mulheres e crianças de nosso município”, disse.

Regina Cioffi destacou essa importante ação do município, em que foi possível disponibilizar um local humanizado e amplo para atendimento às mulheres. “Essa foi uma Indicação nossa do começo de 2021, minha e da vereadora Luzia, reiterada esse ano, para que quando fosse desativado o Hospital de Campanha ele pudesse dar lugar ao Centro de Atendimento à Mulher e à Criança. Um espaço onde as mulheres possam ser atendidas em todas as suas necessidades, como pré-natal, exames ginecológicos, prevenção do câncer de mama, ou seja, em todas as suas fases de vida. Além disso, o atendimento às crianças e aos bebês que precisam de atenção especial como prematuridade, síndromes e demais situações que necessitam de uma integração maior”, pontuou.

A vereadora falou, ainda, do acolhimento às mulheres. “Estivemos no local e pudemos conversar com algumas mulheres. Notamos o quanto estavam se sentindo acolhidas. É uma vitória muito grande. Hoje, essa questão do atendimento fica espalhado pela cidade, agora está tudo integrado. É uma grande satisfação termos sido precursoras na Indicação e na insistência para que tudo isso virasse realidade”, afirmou.

A equipe do local será estruturada com profissionais que já atuam nestes serviços no município. O Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança funcionará das 07h às 17h.