Vereadora Regina Cioffi pede retomada do trabalho da Comissão das Águas

por Imprensa publicado 26/01/2021 13h55, última modificação 29/01/2021 18h13
Solução de problemas
Vereadora Regina Cioffi pede retomada do trabalho da Comissão das Águas

Vereadora encaminhou ofício à presidência da Câmara

A vereadora Regina Cioffi (PP) encaminhou um ofício à presidência da Câmara, no último dia 22, solicitando a retomada do trabalho da Comissão das Águas. Os trabalhos da comissão tiveram início após a realização de uma audiência pública do Legislativo, em 2010, a pedido da parlamentar. Na ocasião, foi discutido o tema “Possíveis agravos ambientais nas águas do município”.

Segundo Regina, é preciso reativar a comissão nos moldes em que foi criada, com a participação de representantes da Câmara, Prefeitura, empresas, associações e entidades ligadas à área. “É preciso priorizar os trabalhos da comissão a fim de diagnosticar e solucionar os problemas relacionados à água no município. No ano de 2012, tive a oportunidade de coordenar as atividades e o grupo produziu um relatório completo e detalhado da situação das águas. Foram investigados, na época, a presença de materiais pesados, radioativos e outras possíveis contaminações, como o descarte irregular de esgotos em pontos estratégicos”, conta.

A vereadora ressalta que é importante dar sequência às intensas pesquisas e diagnósticos elaborados pela comissão. “A comissão foi reconhecida como permanente, no entanto está, hoje, ligada à Comissão de Meio Ambiente. Isso, na minha opinião, não atende às demandas. Como prometido à população, estou pedindo a reativação da Comissão das Águas, que não é punitiva, mas sim uma comissão que auxilia no trabalho realizado em Poços. Ela precisa ser mais atuante”, afirma.

Além de vereadores, faziam parte da comissão representantes da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), INB (Indústrias Nucleares do Brasil) DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto), DMA (Departamento de Meio Ambiente), Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Comitê de Bacias Hidrográficas Mogi-Pardo, entre outras instituições.