Vereador Flavinho sugere plantão 24 horas no Serviço de Atenção Domiciliar

por Imprensa publicado 11/02/2021 18h40, última modificação 15/02/2021 11h18
Vereador Flavinho sugere plantão 24 horas no Serviço de Atenção Domiciliar

Vereador parabenizou toda a equipe pelo trabalho realizado

Na última quarta-feira (10), o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) esteve na sede do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), da Secretaria Municipal de Saúde, que está localizado no segundo piso da UBS Centro. Na ocasião, o vereador conversou com parte da equipe presente sobre a possibilidade de implantação do plantão 24 horas na unidade, visando à assistência dos pacientes já atendidos pelo programa.

Uma indicação sobre o assunto está sendo encaminhada ao Executivo, com a finalidade de, segundo o parlamentar, evitar o deslocamento do SAMU em muitas situações, a hospitalização do paciente e o agravamento de alguns casos. “O SAD já possui duas equipes para o trabalho, que é de segunda a segunda, das 7 da manhã às 7 da noite. Mas sabemos que há casos mais graves atendidos e que podem precisar de acompanhamento durante a noite ou a madrugada. Existe a disponibilidade da equipe, liderada pela Alexssandra, em estender este serviço, com atendimento de enfermagem disponível também durante a noite e a madrugada e, dentro desta necessidade e desta possibilidade, estou encaminhando uma Indicação ao Executivo com esta sugestão, que tenho certeza fará muita diferença para as famílias atendidas. Esta ação será possível com uma pequena ampliação do quadro de funcionários, o que torna ainda mais viável a proposta”, afirma Flavinho.

A Referência Técnica do SAD, Alexssandra dos Santos Souza, também defende a viabilidade da ampliação do atendimento. “Já temos cobertura médica e de enfermagem 12 horas e passaríamos a ter a cobertura de enfermagem no período noturno, com a retaguarda do SAMU, lembrando que o serviço seria para pacientes já acompanhados por nós”, diz.

Ainda durante a visita ao SAD, o vereador parabenizou todos os funcionários pelo trabalho. “Alguns são meus conhecidos de longa data, pessoas com as quais trabalhei na Secretaria Municipal de Saúde, profissionais que eu admiro e respeito muito. E por onde vou, só recebo elogios sobre o trabalho de vocês e sobre os excelentes serviços prestados pelo SAD”, ressalta.

O SAD tem equipe multidisciplinar composta por: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, equipe de apoio com auxiliar administrativo e motoristas. O serviço inclui acompanhamento desde o período hospitalar, com a preparação do cuidador, até a assistência prestada em domicílio, com reabilitação, cuidado paliativo e cuidado paliativo oncológico. São em média 150 pacientes atendidos, com a realização de mais de mil visitas mensais. O atendimento do SAD é via Unidade Básica de Saúde, para pacientes já desospitalizados, ou pela UPA, Margarita Morales, Santa Casa e Santa Lúcia no caso de pacientes ainda internados ou em observação. Pelo Programa, também são fornecidos equipamentos e medicamentos para os pacientes assistidos.