Vereador aponta necessidade de limpeza dos ribeirões e córregos do município
A limpeza dos ribeirões e córregos do município, tanto os da área central, quanto dos bairros, é assunto de requerimento apresentado pelo vereador Álvaro Cagnani (PSDB). A preocupação, segundo o parlamentar, é com os entulhos que podem vir a causar problemas maiores em época de chuva e o mau cheiro, que incomoda a população.
De acordo com o vereador, ao andar pela cidade é possível verificar entulhos e diversos tipos de detritos jogados nas águas, que causam mau cheiro, afetam a saúde pública e atrapalham o curso normal, situações percebidas principalmente na área central, no Ribeirão da Serra, Ribeirão Poços de Caldas e Ribeirão de Caldas. “O problema é que quando chove descem muitos detritos, pedras, areia, pedaços de árvores e vão se acumulando na área central. Por isso, é preciso fazer uma limpeza nesses ribeirões, porque quando vier o período de chuvas, pode acontecer um desastre, a gente lembra 2016, com a falta de cuidado com nossos bueiros, nossos córregos, nossos ribeirões, veio aquela enchente na área central que causou prejuízos para muita gente”, diz.
Cagnani também aponta a importância da limpeza pela questão da estética desses locais. “Uma cidade como Poços de Caldas ter um ribeirão que corta a cidade é bonito, mas tem que ser limpo, tem que podar a vegetação lateral que está prejudicando, tirar pedras, tirar entulhos, porque ainda existe na área central esgoto clandestino e esse esgoto para em uma área que está cheia de pedras e entulhos e acaba exalando o mau cheiro, dando uma imagem negativa para cidade, principalmente para o turismo,” explica.
Já que o período é de seca, o vereador questiona o Executivo se já existe ordem de serviço para a limpeza dos leitos dos ribeirões da área central. Além disso, Cagnani alerta para a necessidade de olhar também para os ribeirões e córregos que cortam os bairros, especialmente no Jardim Kennedy 2, que, de acordo com o vereador, é uma região onde a população sofre com o problema de enchentes. “É importante esse trabalho, é preciso dar atenção também para a população do Jardim Kennedy 2, ali todo ano tem que fazer a limpeza, porque lá a água sobe e acaba inundando no período de chuva. Agora é uma época excelente porque é seco, dá para limpar, arrumar e deixar tudo certinho,” ressalta Cagnani.