União das Bandas e Fanfarras recebe homenagem da Câmara

por Imprensa publicado 12/09/2023 09h25, última modificação 19/09/2023 20h18
Sessão especial
União das Bandas e Fanfarras recebe homenagem da Câmara

Na última semana, a Câmara Municipal realizou uma sessão comemorativa em homenagem à União das Bandas e Fanfarras de Poços de Caldas por ocasião dos 87 anos da primeira banda a desfilar nos eventos de 07 de setembro, a Banda Marcial do Colégio Marista. O evento foi proposto pelo vereador Wellington Paulista (União Brasil).

A solenidade foi marcada pela entrega de uma placa ao presidente da União das Bandas e Fanfarras, Leandro Amantéa Ragnoli. Instrutores de bandas, alunos e ex-alunos também foram homenageados pelos vereadores. Ao final da cerimônia, houve uma apresentação musical da Orquestra de Flauta Doce da Escola Municipal João Pinheiro.

Para o vereador Paulista, foi um momento de reconhecimento e valorização das Bandas e Fanfarras. “Uma noite especial, que foi sonhada por muitos, de valorização dos instrutores, alunos, familiares, diretores de escolas e todos os envolvidos nesse trabalho. A Casa, em sua totalidade, faz esse reconhecimento com muito carinho a agradeço aos meus colegas pelo apoio”, disse.

Durante seu discurso, Paulista falou do início das Bandas e Fanfarras no município. “De acordo com relatos históricos, tudo começou no final dos anos 50, quando a direção do Colégio Marista, hoje conhecido como Colégio Municipal, resolveu fazer da corporação musical uma réplica da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais. A Banda passou a encantar, atraindo multidões, levando sempre a alegria e a beleza de seus toques e melodias ao som de diversos instrumentos musicais, tocados por muitos anos por uma diversidade de alunos. As apresentações se repetiam inúmeras vezes para governadores, autoridades, artistas, embaixadores e para o povo de Poços de Caldas. São momentos que vão ficar guardados para sempre na memória de quem participou da banda ou prestigiou uma apresentação”, destacou.

A sessão especial contou também com a presença da secretária municipal de Educação Maria Helena Braga. O vídeo está disponível na página da Câmara no YouTube (www.youtube.com/camarapocos).