Tiago Braz apresenta Moção de Protesto pela desativação do Laboratório da UPA

por Imprensa publicado 03/08/2023 16h30, última modificação 14/08/2023 14h48
Tiago Braz apresenta Moção de Protesto pela desativação do Laboratório da UPA

Proposições de autoria do vereador Tiago Braz foram aprovadas na última sessão da Câmara

O vereador Tiago Braz (Rede) é autor de uma Moção de Protesto ao Poder Executivo pela desativação do Laboratório da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). No documento, aprovado na última terça-feira (01), o parlamentar pede a reativação do setor após as melhorias que vêm sendo realizadas no prédio.

Recentemente, a Prefeitura divulgou que a sala que abrigava o laboratório dará lugar a um consultório odontológico. Segundo Tiago Braz, a implantação de uma central de exames e do plantão odontológico são medidas importantes, mas os reflexos negativos da transferência do laboratório podem trazer riscos à saúde da população. “Entendo ser um retrocesso, visto que o funcionamento do laboratório dentro da UPA traz agilidade e eficiência com relação aos diagnósticos, que eram bem mais rápidos. Já nos primeiros dias após essa mudança, recebemos reclamações de usuários quanto à morosidade dos resultados. Isso pode custar caro para a população e sou contrário a essa decisão, principalmente porque não houve diálogo com os profissionais de saúde”, declara o vereador.

Para o legislador, o ideal seria que a Prefeitura disponibilizasse uma nova sala para o consultório odontológico. “Talvez com a reforma que vem sendo feita ou até mesmo com uma readequação de espaços seria possível o laboratório e o consultório odontológico na Unidade de Pronto Atendimento. O laboratório tem por finalidade prestar praticidade e fluidez no atendimento da nossa população, por isso reitero a importância de continuar no mesmo local”, diz.

Além da Moção, Tiago Braz apresentou um Requerimento sobre o mesmo tema. Na proposição, ele questiona como foi elaborada essa desativação, se houve diálogo com os servidores que atuam na unidade de saúde, como tem sido a realização de exames no novo espaço, onde estão sendo feitos os exames emergenciais e qual o tempo estimado para encaminhamento do resultado de exames após envio da UPA para a Policlínica Central. Ele também solicita informações sobre como tem sido feito o encaminhamento dos exames, se a área física para realização dos mesmos tem projeto básico aprovado e quais equipamentos estão disponíveis para realização dos exames emergenciais na UPA.

Os dois documentos foram aprovados por unanimidade e estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Moção de Protesto n. 58 e Requerimento n. 1440).