Subtema “Uso saudável das novas tecnologias” é discutido em oficina do PJ

por Imprensa publicado 11/05/2022 17h30, última modificação 19/05/2022 16h59
Encontro
Subtema “Uso saudável das novas tecnologias” é discutido em oficina do PJ

Encontro contou com a presença do neurologista Dr. Roberto da Matta Machado

A última oficina temática da edição 2022 do Parlamento Jovem em Poços aconteceu na sexta-feira (06), oportunidade em que o neurologista e neurocirurgião Dr. Roberto Eustáquio da Matta Machado falou sobre “Uso saudável das novas tecnologias”. A partir de agora, a Escola do Legislativo dará início à realização das oficinas preparatórias, quando será discutido o processo de elaboração e redação de propostas sobre o tema do projeto este ano, que é Saúde Mental do Jovem.

Durante a oficina, o neurologista compartilhou com os alunos presentes os benefícios e malefícios do uso da tecnologia, fazendo inclusive uma analogia com o remédio que, se ingerido em doses exageradas, se torna um veneno. “Quero salientar as utilidades e nocividades da tecnologia moderna, principalmente a computação, pois muitos jovens, atualmente, vivem ‘pendurados’ no computador, no celular, e isso causa uma série de problemas, sendo que alguns até se desligam da vida, não praticam esportes ou leem livros, acreditam em notícias falsas compartilhadas nas redes, etc”, comentou.

Dr. Roberto ainda ressaltou a influência desta questão na saúde mental dos jovens. “Tudo isso é um problema sério que deve ser enfrentado imediatamente, e esse enfrentamento passa pela instrução das formas ideais de uso das tecnologias. Na minha opinião, a real solução para o vício nas tecnologias é pessoal. Depende muito da pessoa. Pois o universo online é muito cativante”, disse.

Depois da fala do médico e das muitas perguntas dos estudantes ao profissional, foi iniciada a segunda etapa da oficina. Um momento de interação com a coordenadora municipal do PJ Tais Ferreira. “Nós vamos fazer uma espécie da autoanálise do nosso uso das redes sociais e, para isso, eu quero pedir uma gentileza para vocês. Neste momento, todo mundo que estiver com o celular na mão, por favor guarde no bolso”, pediu Tais.

Em seguida, a coordenadora começou a fazer perguntas sobre o uso das redes, inclusive dando espaço para considerações dos alunos sobre o tema. Entre os questionamentos, estavam: “Quanto tempo vocês usam o celular diariamente?”; “Vocês já se sentiram como se tivessem que mudar algo em si mesmos por conta das redes sociais?”; Vocês já sofreram algum tipo de exclusão ou constrangimento durante as interações nas redes sociais?”.

Ao fim do evento, Renan Pacetti, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio CEPOC, falou das suas impressões sobre o tema e a reunião do PJ. “Gostei muito da oficina hoje, acho importante essa conversa com um especialista que estuda a fundo o vício nas tecnologias. Também gostei da dinâmica na parte final, com as perguntas e a conversa, porque nos incluiu ainda mais no debate, inclusive com algumas pessoas compartilhando suas experiências e opiniões sobre o uso das tecnologias. Achei a oficina muito positiva”, afirmou.

Parlamento Jovem de Minas

O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. O tema desse ano é Saúde Mental do Jovem. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da Saúde.

Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

 

 

 

 

 

 

registrado em: