Sorteio de chaves da Gincana do Saber acontece nesta sexta-feira

por Imprensa publicado 14/09/2023 17h52, última modificação 14/09/2023 17h52
Constituição em Miúdos
Sorteio de chaves da Gincana do Saber acontece nesta sexta-feira

A Escola do Legislativo da Câmara de Poços realiza, nesta sexta-feira (15), às 13h, no Plenário, o sorteio de chaves que definirá a composição das eliminatórias da Gincana do Saber. Participam do projeto em 2023 11 unidades de ensino: Escola Municipal Vitalina Rossi, Colégio Objetivo, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, Colégio Pelicano, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Colégio Poliedro, CEPOC, Escola Municipal Profa. Edir Frayha e Escola Municipal Júlio Bonazzi.

O projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da ex-diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo.

Ao todo, serão quatro eliminatórias, realizadas de 25 a 29 de setembro, na Câmara Municipal. Vinte duplas disputarão a Gincana do Saber e seis serão classificadas para a grande final, que acontecerá no dia 16 de outubro. A grande campeã estará na Gincana Regional, na cidade de Maria da Fé, no mês de novembro.

Em maio deste ano, a Escola do Legislativo deu início aos preparativos para as atividades da Gincana do Saber. As escolas interessadas preencheram um termo de adesão e, posteriormente, houve mobilizações e palestras sobre a Constituição Federal nas instituições de ensino.

Segundo Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo, a expectativa é de mais um ano produtivo, com alunos engajados no estudo da Constituição em Miúdos. “Queremos repetir os ótimos resultados dos anos anteriores, quando tivemos disputas acirradas em Poços. Esse é mais um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo que estimula os adolescentes e jovens nas questões que envolvem a cidadania”, afirmou.

Outras informações sobre o projeto pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.