Site da Câmara de Poços conta com ferramenta de tradução para Linguagem de Sinais

por tatiana — publicado 28/04/2020 12h55, última modificação 16/11/2020 12h39
acessibilidade libras

Recurso deixa portal mais acessível

O site da Câmara de Poços de Caldas conta com mais uma ferramenta de acessibilidade. Após uma atualização pelo Interlegis, o portal possui agora o VLibras,  tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia, através da Secretaria de Governo Digital e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um conjunto de ferramentas que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Linguagem Brasileira de Sinais, tornando celulares e plataformas Web disponíveis também para pessoas surdas.

Basicamente, o VLibras é um avatar que traduz para LIBRAS o texto informado ou selecionado no navegador web. A instalação de um add-on (programa utilizado para adicionar funções) de computador no navegador é uma das formas mais interessantes para o funcionamento do aplicativo. Uma vez instalado, basta selecionar o texto a ser traduzido e acionar o recurso de tradução correspondente para que a janela do VLibras seja carregada e o avatar inicie a tradução do texto. Durante a tradução, o VLibras também apresenta uma legenda o que, na prática, representa uma forma de todos aprenderem a língua.

“O portal modelo do Interlegis foi adotado pelo Legislativo de Poços de Caldas no final de 2018 . Nesta última atualização, o Interlegis inseriu no topo do portal um link para o site do VLibras. Isto é uma forma de chamar a atenção dos visitantes para a disponibilidade do recurso. Em nosso caso, aproveitamos a possibilidade de customização do portal e incluímos o código fonte que apresenta o ícone do VLibras flutuando na lateral direita das páginas. Esta medida dispensa até mesmo a instalação do add-on para navegadores. Ou seja, qualquer visitante do Portal da Câmara poderá utilizar o recurso de tradução apenas acionando o ícone disponibilizado”, explica Douglas Braga Silva, assessor técnico de informática da Câmara.

Para conhecer o VLibras no site da câmara é só acessar www.pocosdecaldas.mg.leg.br e clicar no ícone que fica no canto superior direito da tela.