Sílvio de Assis solicita implantação de lixeiras para coleta seletiva nas escolas

por Imprensa publicado 14/03/2023 13h55, última modificação 17/03/2023 17h39
Moção de Apelo

Segundo o parlamentar, apesar da boa vontade da comunidade escolar, o fato das instituições não possuírem lixeiras coloridas dificulta esse trabalho

Uma Moção de Apelo foi aprovada pela Câmara, na última semana, solicitando à Prefeitura a instalação de lixeiras coloridas para coleta seletiva em todas as unidades de ensino da rede municipal. A proposição é de autoria do vereador Sílvio de Assis (MDB).

O vereador ressalta que foi procurado por várias escolas que demonstraram o interesse em iniciar um processo de conscientização sobre a importância da coleta e reciclagem dos materiais. “Hoje, em nosso município, temos muitas escolas que gostariam de ensinar aos estudantes de forma prática, desde os mais novos até os de ensino médio, a necessidade da coleta seletiva. Isso contribui para a formação de um cidadão mais consciente a respeito das responsabilidades com o meio ambiente”, afirma.

Segundo o parlamentar, apesar da boa vontade da comunidade escolar, o fato das instituições não possuírem as lixeiras coloridas dificulta esse trabalho. “Por isso estamos pedindo uma atenção especial do Executivo. Como o lixo é todo jogado no mesmo local, existe uma dificuldade maior para coleta e separação dos órgãos competentes, além de não estimular a educação dos alunos e demais pessoas que frequentam as unidades com relação a esse assunto”, diz.

O autor cita, na Moção, a Lei Federal n. 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A norma trouxe ao país uma série de inovações para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos. “Uma legislação que tem como objetivo principal administrar a maneira que lidamos com o lixo e cobrar uma logística reversa, tanto nos setores públicos como privados. Essa lei determina a coleta seletiva como obrigação dos municípios e precisamos criar ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida para a população”, conclui.