Sessões em homenagem ao professor e à Escola do Legislativo são destaques no mês de outubro

por Imprensa publicado 27/10/2023 19h15, última modificação 08/11/2023 11h33
Eventos

Objetivo da honraria é reconhecer o trabalho dos professores do município

A Câmara de Poços realizou, no mês de outubro, duas sessões especiais. A primeira homenageou professores do município e a segunda comemorou os 15 anos da Escola do Legislativo, que desde 2008 desenvolve ações visando ao fortalecimento da educação cidadã.

A Resolução n. 831 instituiu o Diploma Professor José Castro de Araújo. Em 2023 receberam a homenagem do Legislativo Cristiane Carvalho Gomes, José Reinaldo de Freitas, Júlio César de Freitas, Leilaine de Oliveira Albino Leite, Luciana Pegnolate Gonçalves, Marcos Antônio Bertozzi, Maria do Carmo Pereira de Souza de Freitas, Maura Aparecida Piza de Oliveira, Neuza Aparecida Nery de Figueiredo, Philippe Mendes dos Santos, Rosa Aparecida da Silva Xavier, Rosângela Aparecida Gouvêa Lourenço, Soraia Cristina Bento Caixeta e Wander Lúcia Silva de Castro.

O objetivo da honraria, entregue desde 2018, é homenagear e reconhecer o trabalho dos professores do município. O Diploma é concedido no mês de outubro, tendo em vista a comemoração do Dia do Professor, e podem receber a homenagem professores da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental, Médio ou Superior das redes pública e privada.

Durante a homenagem, o presidente da Casa Douglas Dofu (União) falou sobre a Resolução que instituiu o Diploma. “Esse Diploma leva o nome do saudoso professor José Castro de Araújo, que prematuramente faleceu no exercício do cargo eletivo de vereador e no exercício do magistério. Ele desempenhou um mandato voltado não só às áreas da Educação e da Cultura, mas também à ética no serviço público. Através dessa honraria, reconhecemos o trabalho de todos os profissionais do município”, destacou.

A sessão especial em comemoração aos 15 anos da Escola do Legislativo, proposta pelo presidente Douglas Dofu, reuniu servidores da Câmara, representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino, ex-vereadores e ex-presidentes da Câmara.

A diretora da Escola do Legislativo e servidora da Casa, Tais Ferreira, recebeu uma placa em alusão à data.

Outras pessoas que também fizeram parte da trajetória da instituição receberam uma homenagem: ex-vereador Paulo César Silva, idealizador do projeto Câmara em Visita; ex-vereadores Maria Cecília Figueiredo Opípari e Carlos Roberto de Oliveira Costa, idealizadores do projeto Gincana do Saber no município; ex-vereador Álvaro Cagnani, presidente à época da aprovação da Resolução que criou a Escola do Legislativo; vereadores Lucas Arruda e Wellington Paulista, atuais presidente e vice-presidente do Conselho Consultivo; vereador Marcelo Heitor, presidente da Casa durante a 19ª Legislatura, quando foi lançada a primeira publicação da Escola, a Cartilha de Atividades Cidadania para os Pequenos; Letícia Borges, da Secretaria Municipal de Educação, e Lucilene Barbosa de Oliveira, da Superintendência Regional de Ensino, pela parceria firmada com os projetos institucionais.

Também foram lembrados durante a cerimônia, uma vez que não puderam participar presencialmente, Arlis Silva Bassi, primeira diretora da Escola do Legislativo, ex-vereador Flávio Faria, idealizador em Poços do Parlamento Jovem, ex-vereador Paulo Tadeu Silva D’Arcadia, presidente à época da criação da Biblioteca do Poder Legislativo, e vereadora Regina Cioffi, idealizadora do projeto Parlamento Mulher.

Desde 2008, a Escola desempenha papéis fundamentais, entre eles o de formação política dos cidadãos. Para Tais Ferreira, a Escola está, há 15 anos, realizando um trabalho importante de educação legislativa. “Há sete anos tenho a honra de estar na direção desta instituição que leva a cidadania aos Poços-caldenses! Minha gratidão à equipe do setor de comunicação da Câmara que trabalham nas atividades da escola e aos vereadores desta Casa que apoiaram, ao longo destes anos, o seu desenvolvimento. Espero que ela continue sendo esta importante ferramenta para aproximar a população do Legislativo”, disse.

Os vídeos das homenagens realizadas pela Câmara estão disponíveis na página do Legislativo no YouTube.