Sessão especial comemora 60 anos da Psicologia no Brasil

por Imprensa publicado 26/08/2022 17h40, última modificação 26/08/2022 17h38
Homenagem da Câmara
Sessão especial comemora 60 anos da Psicologia no Brasil

Iniciativa da homenagem é da vereadora Luzia Martins (PDT)

A Câmara de Poços realiza, na próxima terça-feira (30), às 19h30, uma sessão especial em homenagem aos 60 anos da Psicologia no Brasil. O evento foi proposto pela vereadora Luzia Martins (PDT), através de Requerimento aprovado em Plenário.

Para a legisladora, em virtude da importância social desta jovem profissão, é preciso reconhecer e enaltecer o trabalho promovido na área. “Convido a estarem presentes neste dia todas as psicólogas, psicólogos e estudantes para uma reflexão acerca da contribuição da Psicologia nas agendas de políticas públicas que visem à promoção, defesa e garantia dos direitos humanos e à participação dos psicólogos nas pautas de humanização das cidades, cidadania e inclusão social”, comenta.

A Psicologia chegou ao Brasil como ciência e profissão no início do século XX. Somente em 1962, por meio da Lei n. 4.119, se tornou uma profissão regulamentada. Em 1971, foi criado o Conselho Federal de Psicologia, sob o controle do Ministério da Saúde. Segundo Luzia Martins, a Psicologia no Brasil, nestes 60 anos de regulamentação, busca contribuir com a construção de uma Psicologia científica acessível e que promova saúde mental e bem-estar à sociedade, mesmo em seus momentos mais difíceis e desafiadores. “Ser psicólogo não é tarefa fácil, é a profissão do cuidado, da atenção, do questionamento, da empatia com o outro. Para exercer essa profissão é necessário ter domínio teórico, zelo, estudo constante, responsabilidade e, acima de tudo, compromisso ético e social”, ressalta.

Durante a sessão especial da Câmara, será feita uma homenagem ao Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e a vários psicólogos do município, representando todos os profissionais que atuam na cidade.

A Câmara de Poços promoveu outra ação em homenagem aos 60 anos da Psicologia no Brasil. Também de iniciativa da vereadora Luzia Martins, uma exposição foi montada no saguão de entrada do Legislativo com o objetivo de apresentar historicamente, através de textos e imagens, a Psicologia como ciência e profissão, mostrando algumas das possíveis áreas de atuação de um profissional da área. A curadoria é da psicóloga Isadora Conti e as imagens são da educadora social e fotógrafa Michelle Veloso. A mostra foi organizada em parceria com a Faculdade Pitágoras e a PUC Poços de Caldas.