Seis duplas estão na final da Gincana do Saber

por Imprensa publicado 04/10/2023 18h35, última modificação 17/10/2023 17h28
Constituição Federal
Seis duplas estão na final da Gincana do Saber

A Escola do Legislativo da Câmara de Poços realizou, na última semana, as eliminatórias da Gincana do Saber 2023. Ao todo, foram 20 duplas participantes e seis se classificaram para a grande final do projeto, que acontece no dia 16 de outubro, às 14h, no Plenário.

Anna Luisa e Amanda (EM Prof. Júlio Bonazzi), Danielly e Jenniffer (CEPOC), Davi e Gabriel (Colégio Poliedro), Mariana e Rosana (CEPOC), Ana Gabryela e Alícia (EM Profª. Edir Frayha e Lucas e Eduardo (Colégio Pelicano) estão na final da Gincana. A dupla vencedora representará Poços na Gincana Regional, que será na cidade de Maria da Fé, no mês de novembro.

Além das escolas que foram para a final, também integraram o projeto em 2023 Escola Municipal Vitalina Rossi, Colégio Objetivo, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dona Mariquinha Brochado, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida.

O projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da ex-diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo.

As atividades em Poços tiveram início em maio deste ano, quando as escolas interessadas preencheram um termo de adesão e, posteriormente, houve mobilizações e palestras sobre a Constituição Federal nas instituições de ensino. No mês de setembro, aconteceu o sorteio de chaves e as eliminatórias.

Professor de História e Geografia dos Colégios Objetivo e Poliedro, Fernando Liberato falou da importância de trabalhar o tema junto aos adolescentes. “É um prazer falar um pouquinho sobre a Gincana do Saber, esse projeto tão especial e que tem trazido a Constituição Federal, através da Constituição em Miúdos, adaptada à realidade dos adolescentes. Acredito que traz algo essencial, que é a noção da cidadania para que os alunos, ainda que adolescentes, tenham a ideia do papel deles enquanto construtores da sociedade, não apenas como participantes, mas como agentes de transformação do meio que estão inseridos. A própria competição, a forma lúdica, é algo muito interessante. É o segundo ano que participo e espero participar nos próximos anos também. Os alunos já ficam ansiosos querendo saber como é, disponibilizamos um exemplar da Constituição em Miúdos na sala de Ciências Humanas de um dos colégios para que os outros alunos tenham conhecimento desse livro. O interesse é nítido, entender o que é a cidadania, os direitos e deveres, é algo gratificante. A equipe organizadora está de parabéns, sempre atenciosa e trazendo de forma excelente aquilo que se propõe a fazer”, ressaltou.

Outras informações sobre o projeto pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.