Seis duplas estão classificadas para a final da Gincana do Saber 2025

por Imprensa publicado 14/10/2025 16h20, última modificação 17/10/2025 15h59
Educação para Cidadania
Seis duplas estão classificadas para a final da Gincana do Saber 2025

Disputas aconteceram nos dias 6, 8, 9 e 10 de outubro, no Plenário da Câmara de Poços

As eliminatórias da Gincana do Saber 2025 definiram as seis duplas que participarão da final municipal. As disputas aconteceram nos dias 6, 8, 9 e 10 de outubro, no Plenário da Câmara Municipal de Poços de Caldas.

No dia 6, a dupla vencedora foi formada por Pedro Veríssimo Paiva e Olívia Gonçalves de Carvalho, do Colégio Batista Mineiro. No dia 8, Alice Galdino Gonçalves e João Moyses Nunes Pereira, da Escola Municipal Professora Edir Frayha, garantiram a vaga. No dia 9, classificaram-se Miguel da Silva Barros e Samuel César Luciano, da Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, e no dia 10, Gabriel Ferreira Guilherme e Murillo da Silva Morais, do Colégio CEPOC.

As duas últimas duplas finalistas foram definidas por repescagem, considerando as maiores pontuações entre os segundos colocados. Avançaram para a final Gabriele Evangelista Ribeiro do Valle e Júlia Zanela Lamin de Carvalho, do Colégio Objetivo, e Pedro Henrique Esteves Gonzales Vasques e Estevão Santos Siqueira, da Escola Lumiar.

A final da Gincana do Saber será realizada no dia 20 de outubro, segunda-feira, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal. A dupla vencedora representará Poços de Caldas na etapa regional do projeto, que neste ano acontecerá em Campanha.

A Gincana do Saber é um projeto destinado a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e tem como objetivo promover a formação política e a educação para a cidadania por meio de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Eles utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da ex-diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre Madu Macedo. A Gincana incentiva, ainda, a participação dos estudantes nas reivindicações, debates e decisões municipais, exercendo assim o seu direito de cidadão.

Nesta edição, participam 11 instituições de ensino, entre escolas municipais, estaduais e particulares.

registrado em: