Roda de conversa debate fortalecimento das políticas públicas de combate à violência contra a mulher

por Imprensa publicado 28/10/2021 20h05, última modificação 08/11/2021 16h06
Evento

Evento reuniu diversos profissionais que desenvolvem um trabalho voltado ao tema.

Discutir a necessidade de fortalecimento de políticas públicas voltadas ao combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. Esse foi o principal objetivo do evento realizado pela Câmara, na última segunda-feira (25), atendendo a um Requerimento da vereadora Luzia Martins (PDT), presidente da Comissão de Direitos da Mulher do Legislativo.

A roda de conversa reuniu diversos profissionais que desenvolvem um trabalho direcionado ao tema: a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Poços Dra. Juliane Emiko, a diretora executiva da Associação Mulheres pela Paz Vera Vieira, o psicólogo e coordenador do programa "E agora José? Pelo fim da violência contra a Mulher" Flávio Urra, a diretora técnica da Secretaria de Promoção Social Valéria Dias Castilho, a sargento da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica do 29º Batalhão de Policia Militar Eliane Rosário Gerônimo, a integrante do Coletivo Mulheres pela Democracia Edna Leite Ramos, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher Ellen Cristina de Oliveira e as representantes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Tatiane Veloso e Vera Vilela. Houve, também, a participação especial da Sra. Letizia Sanches, mãe de uma vítima de feminicídio.

Em 2020, a Câmara de Poços aprovou a Lei Municipal n. 9.405, que instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio e à Violência contra a Mulher, e a Resolução n. 850, que criou a Semana Municipal com o mesmo tema. Segundo a vereadora Luzia, o objetivo do encontro promovido pela Câmara foi buscar um diálogo de ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo. “Foram falas assertivas, carregadas de conhecimento e vivencias na prática em suas atuações. Pudemos ouvir e sentir o relato de uma pessoa muito especial, que viveu na pele a perda de uma filha pelo feminicídio. Se alguém titubeia sobre a necessidade de lutarmos contra isso, assista ao vídeo da roda de conversa”, disse a parlamentar.

Jornalista, educadora, doutora em Comunicação e Feminismo pela USP, Vera Vieira falou sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Mulheres pela Paz. Trata-se de uma ONG feminista, fundada em 2003 e com sede na cidade de São Paulo, que tem o objetivo de promover a equidade de gênero, alicerçada no conceito ampliado de paz (Resolução 135 da ONU) e na metodologia de educação popular feminista. “Os principais focos de atuação são a visibilidade ao trabalho da mulher e o enfrentamento à violência, que materializa no cotidiano pela violência doméstica, violência sexual e tráfico de mulheres. A Associação promove atividades Brasil agora, entre elas oficinas, seminários, painéis públicos, exposições, pesquisas, materiais didáticos e intervenção nos meios de comunicação de massa”, contou durante sua apresentação.

A diretora executiva abordou, ainda, temas como o papel das mulheres na luta pela paz, a união de esforços para acabar com a violência, a gravidade da violência na América Latina, o agravamento causado pela pandemia da COVID-19, entre outros. A apresentação completa pode ser acessada no link http://encurtador.com.br/svwCO.

Para a vereadora Luzia Martins, a Lei Maria da Penha protege, mas é preciso debater ainda mais o tema para que as mulheres tenham coragem de denunciar. “Elas precisam estar protegidas por políticas públicas eficazes. Precisamos proporcionar programas que gerem autonomia em âmbitos diferenciados. Aprendemos que a paz não é apenas o oposto a guerra, mas que a paz está nas ações do nosso cotidiano, na busca por segurança humana e social . Que a paz não significa passividade, mas ação não violenta em busca de solução de conflitos, injustiças estruturais e desigualdades. Aprendemos que é preciso respeitar as diferenças. Considero que o objetivo foi atingido, sai reflexiva, fortalecida e com o olhar ainda mais respeitoso para todas as mulheres”, declarou.

O vídeo do evento está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.