Roberto Santos questiona falta de materiais em unidades de saúde para colocação de DIU

por Imprensa publicado 25/08/2022 17h10, última modificação 05/09/2022 10h09
Atendimento à mulher

No Requerimento, Roberto Santos indaga o motivo da não disponibilização dos materiais e qual o prazo de espera para colocação do DIU

O vereador Roberto Santos (REPUBLICANOS) apresentou um Requerimento, na última reunião ordinária da Câmara, questionando a Prefeitura sobre a falta de materiais na rede pública de saúde para inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino). Segundo o parlamentar, há informações de que profissionais da área realizaram um curso para tal atendimento, porém o serviço não vem sendo oferecido devido a inexistência do dispositivo.

Para o legislador, o atendimento às mulheres em unidades de saúde para colocação do DIU reduziria a fila de espera que, atualmente, existe no Centro de Atenção à Mulher. “Esta ação pode sim contribuir com a demanda para a inserção do DIU, assim como minimizar esta atividade no Programa Saúde da Mulher. É importante destacar que muitos profissionais da saúde realizaram o curso para inserção do DIU e que este procedimento já pode ser implantado em algumas unidades, porém não está acontecendo a distribuição e a devida autorização. Além disso, muitos outros já se disponibilizaram a fazer o curso, mas ainda não receberam o treinamento”, comenta.

No Requerimento, Roberto Santos indaga o motivo da não disponibilização dos materiais, qual o prazo de espera para colocação do DIU, quantos profissionais fizeram o curso e quais são suas funções, além da previsão para que este procedimento seja implementado nas unidades de saúde. Ele ressalta que alguns dos objetivos da proposição são minimizar a fila de espera, qualificar o trabalho ofertado pelas Unidades Básicas de Saúde e atender aos anseios das pacientes que aguardam pelo procedimento.

De cordo com notícia veiculada pela Prefeitura, em outubro do ano passado, a Secretaria de Saúde vinha ampliando a inserção do DIU em Poços, realizando várias ações para melhorar a oferta do método contraceptivo. O Executivo divulgou, ainda, que o município realizou, na época, 150 inserções mensais, além de capacitações para médicos e enfermeiros da Atenção Básica.

Roberto Santos destaca a importância da Prefeitura dar continuidade a estas ações, a fim de que o procedimento volte a ser realizado em diversas regiões da cidade.