Ricardo Sabino ressalta importância da implantação de jogos de xadrez nas escolas

por Imprensa publicado 01/04/2022 17h15, última modificação 11/04/2022 09h38
Proposta

Desde a última Legislatura, o vereador tem debatido o tema junto à Prefeitura

Desde a última legislatura, o vereador Ricardo Sabino (PSDB) tem discutido a possibilidade de implantação de jogos de xadrez nas unidades escolares municipais. Através de Requerimentos encaminhados à Prefeitura, o último aprovado pela Câmara em março desse ano, ele solicita informações sobre a execução de um projeto extracurricular que atenda aos alunos de Poços.

Para o vereador, o jogo de xadrez pode ajudar uma criança a desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis, favorecendo a integração em ambientes escolares. “O xadrez exercita e melhora a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico. Além disso, o jogo de tabuleiro, em que pensar e elaborar estratégias são ações fundamentais para vencer uma partida, é um aliado importantes na educação infantil. Dessa forma, pensando nesses muitos benefícios, estamos debatendo esse tema há algum tempo, dialogando com o Executivo a viabilidade de tonar esse projeto uma atividade extracurricular das escolas”, comentou.

No Requerimento n. 380/2022, aprovado pelos vereadores no último dia 22, Ricardo Sabino questiona se o município tem projetos nessa área e, caso afirmativa a resposta, se existe previsão de expansão dos mesmos. “São inúmeros os pontos positivos desse projeto, tanto é que a UNESCO estimula tal prática no ambiente escolar e criou o Comitê de Xadrez Escolar para que seu uso seja uma ferramenta pedagógica. É importante que Poços de Caldas dê uma atenção especial para esse tipo de projeto e nosso objetivo é contribuir nesse sentido”, disse.

Recentemente, acompanhado do vereador Wellington Paulista (UNIÃO), Ricardo Sabino esteve na Secretaria Municipal de Educação para, mais uma vez, reforçar o pedido. “Acredito que colheremos bons frutos daqui para frente e teremos mais uma atividade para os alunos, contribuindo com o processo de aprendizagem nas escolas”, concluiu.