Ricardo Sabino quer informações sobre utilização de veículo com tecnologia OCR no trânsito de Poços

por Imprensa publicado 14/03/2024 17h15, última modificação 22/03/2024 18h58
Zona Azul

Ricardo Sabino ressalta que a Câmara está exercendo seu papel de fiscalizar e de garantir que os direitos dos usuários sejam preservados

Nesta semana, a Prefeitura divulgou que o município está testando o uso de carros equipados com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) na gestão da zona azul da cidade. O trabalho vem sendo feito através da Secretaria de Defesa Social, por meio da EXP Parking, empresa que administra o estacionamento rotativo. Diante de questionamentos e dúvidas da população, o vereador Ricardo Sabino (PSDB) apresentou um Requerimento, nesta semana, solicitando informações do Executivo sobre o assunto.

Segundo o parlamentar, a nova medida foi apresentada como parte da fiscalização de veículos estacionados de forma irregular. “Esse Requerimento é de suma importância para garantir a transparência e a eficiência na fiscalização do estacionamento em nossa cidade. A tecnologia OCR, utilizada pela empresa tem potencial para modernizar a cobrança e aumentar a rotatividade das vagas, mas é fundamental que o seu uso seja bem planejado e comunicado à população”, diz Ricardo Sabino.

De acordo com divulgação da Prefeitura, o Reconhecimento Óptico de Caracteres é conhecido por sua capacidade de converter imagens de texto em dados editáveis e está sendo aplicado de forma pioneira em Poços de Caldas para otimizar a regularização automática dos veículos. A administração informou que, atualmente, dois veículos equipados com a tecnologia estão em fase de testes, circulando pela área central da cidade.

No Requerimento, Ricardo Sabino indaga se a empresa EXP Parking continuará com seu quadro de funcionários para as cobranças feitas diretamente aos usuários, se existe previsão para pagamento via pix e quais as ações da empresa para melhorar o atendimento, visto que há muitas reclamações em pontos mais afastados da área central. “Ao aprovar essa proposição, a Câmara Municipal está exercendo seu papel de fiscalizar a atuação do Poder Executivo e garantir que os direitos dos usuários sejam preservados”, comenta o vereador.

Ainda no documento, o legislador pontua outras questões, como a situação dos parquímetros e as dificuldades para pagamento via aplicativo. O documento na íntegra encontra-se disponível no Portal da Câmara, em Proposições.