Reunião com representantes das escolas marca início da Gincana do Saber

por Imprensa publicado 16/03/2022 18h35, última modificação 23/03/2022 16h29
Edição 2022
Reunião com representantes das escolas marca início da Gincana do Saber

A Gincana do Saber é destinada a estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental e consiste em um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal

Na última segunda-feira (14), a Escola do Legislativo da Câmara de Poços se reuniu com representantes de várias escolas da cidade para apresentar o projeto Gincana do Saber, edição 2022. O encontro marcou o início das atividades e, a partir de agora, as instituições podem fazer a inscrição pelo site do Legislativo.

O projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. A Gincana incentiva, ainda, a participação dos estudantes nas reivindicações, debates e decisões municipais, exercendo assim o seu direito de cidadão.

A diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira, durante a reunião, apresentou aos diretores e professores o cronograma e o regulamento de atividades do projeto em 2022, esclarecendo dúvidas sobre o desenvolvimento da Gincana ao longo dos meses.

Além de palestras sobre “O que é política”, “Constituição Federal” e “Divisão de Poderes”, as etapas do projeto envolvem uma gincana interna nas escolas (etapa facultativa), eliminatórias e final, estas duas últimas realizadas no Plenário da Câmara. Cada instituição de ensino deverá disponibilizar um professor para orientar os estudantes.

Todas as duplas e professores participantes da segunda etapa do projeto serão premiados com medalhas. As duplas que conquistarem a primeira, segunda e terceira colocações também receberão um prêmio e suas respectivas escolas um troféu. Uma novidade desta edição é que Poços sediará a etapa regional do projeto, prevista para a última semana de outubro.

Para adesão à Gincana do Saber, as escolas devem preencher o Formulário de Adesão Eletrônico, disponível no site da Câmara, até 24 de março. Serão aceitas até 30 inscrições, obedecendo à ordem cronológica de preenchimento dos documentos, sendo garantida a participação de pelo menos cinco escolas municipais, cinco escolas estaduais e cinco escolas privadas.