Retorno presencial das aulas e abastecimento de água são temas tratados em reunião de vereadores

por Imprensa publicado 14/01/2021 16h55, última modificação 20/01/2021 18h15
Demandas

Abastecimento de água na cidade foi um dos temas tratados durante visita ao DMAE

No início do mês de janeiro, os vereadores Tiago Braz (Rede) e Douglas Dofu (DEM) fizeram uma visita à Secretaria Municipal de Educação e ao DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto). O objetivo, segundo os parlamentares, foi conhecer o trabalho desenvolvido nesses setores e discutir, entre outros assuntos, os problemas de abastecimento de água ocorridos recentemente e a possível programação para o retorno das aulas presenciais nas escolas do município.

As visitas e as reuniões agendadas pelos vereadores, já no começo da Legislatura, têm a finalidade tanto de levar as demandas da população aos órgãos competentes, como também esclarecer dúvidas sobre assuntos que vêm sendo debatidos no município. Segundo o vereador Tiago Braz, uma das reclamações feitas nas últimas semanas foi com relação ao abastecimento de água em vários bairros de Poços. “A cidade estava, quase em todas regiões, com falta de água. Fizemos essa visita ao DMAE, fomos recebidos pelo diretor Paulo César Silva, e aproveitamos para conhecer toda a estrutura do Departamento. Tivemos informações sobre o funcionamento e o monitoramento de abastecimento na cidade e foi nos passado um contexto geral de como as coisas funcionam”, ressalta.

O vereador Douglas Dofu reforçou a importância da visita ao DMAE e destacou que o objetivo dos vereadores é trabalhar em conjunto visando a um projeto único pela cidade. “O objetivo principal dessas visitas é, primeiramente, conhecer as instituições e os funcionários para estreitar o relacionamento da Câmara com as entidades. A ida ao DMAE, por exemplo, foi uma questão pontual, visto que não estava agendada a visita para essa semana. No entanto, ocorreu o caso da falta de água devido à queima do transformador. Recebemos todas as informações sobre o funcionamento, quais ações foram tomadas, inclusive pedimos que depois nos fornecessem documentos de ações preventivas para que esse tipo de problema seja evitado. Problemas acontecem, mas a expectativa é que possam ser resolvidos de forma mais rápida, visto que se trata de uma necessidade básica, a água. Enquanto Câmara, queremos fazer algo em coletivo para o coletivo, ou seja, vamos procurar chamar todos os vereadores para essas visitas e reuniões. A intenção é mostrar essa união e que estamos em um projeto pela cidade e para o bem comum”, declara.

Em relação à reunião com a secretária Maria Helena Braga, a fim de conhecer os projetos desenvolvidos e também obter informações sobre o possível retorno das aulas, os vereadores afirmaram que o assunto vem sento tratado pela Secretaria e o Comitê Gestor de Enfrentamento à COVID-19. De acordo com os legisladores, encontros são realizados para que se encontre a melhor data e a melhor forma de retomar todo o trabalho.

Os vereadores têm feito outras visitas durante o mês de janeiro, além da presença em cursos promovidos pela Escola do Legislativo. A Câmara Municipal está em recesso parlamentar, no entanto, nesse período, apenas as reuniões ordinárias não acontecem. Os atendimentos nos gabinetes continuam normalmente.