Responsável técnica pelo SAD fala sobre trabalho desenvolvido na Saúde

por Imprensa publicado 24/03/2022 16h50, última modificação 31/03/2022 16h04
Responsável técnica pelo SAD fala sobre trabalho desenvolvido na Saúde

Alexssandra falou sobre as ações realizadas pelo setor que integra a Rede SUS

Atendendo a um convite do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), a responsável técnica pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde Alexssandra dos Santos Souza participou da última reunião ordinária da Câmara, na terça-feira (22). Na oportunidade, ela falou sobre o trabalho desenvolvido por esse setor que integra a Rede SUS e, através de equipe multidisciplinar, oferece acompanhamento desde o período hospitalar, com a preparação do cuidador, até a assistência prestada em domicílio, com reabilitação, cuidado paliativo e cuidado paliativo oncológico.

A equipe do SAD é composta por médico, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga. Em 2021, foram acompanhados, em média, 88 pacientes/mês, segundo dados apresentados pela responsável técnica. Além disso, o SAD fez cerca de 12 visitas mensais para cada paciente, chegando ao número de 12% de altas por mês.

Durante sua explanação, Alexssandra ressaltou que o objetivo principal do SAD é a redução de demanda por atendimento hospitalar e do período de permanência do paciente internado. “O SAD, também conhecido como Melhor em Casa, é de grande impacto no município, pois tem a função de proporcionar a desospitalização dos pacientes de hospitais e pronto atendimentos, dar suporte e continuidade desse tratamento em domicílio, apoiando as Equipes de Estratégia de Saúde da Família e proporcionando dignidade no atendimento e humanização no cuidado. Foi uma honra aceitar o convite do vereador Flávio Togni de Lima e Silva para apresentação do SAD. Agradeço à Casa Legislativa que nos acolheu e a todos os membros da equipe Melhor em Casa pelo trabalho e dedicação”.

Para Flavinho, o trabalho do SAD traz, além das questões já citadas, segurança para as famílias. “O SAD é mais um setor dentro da Secretaria Municipal de Saúde que é apaixonante. O trabalho destes profissionais todos é transformador e faz a diferença para muitas pessoas. Não é somente a desospitalização que já é extremamente importante, tendo em vista o número limitado de leitos que nós temos no SUS. Mas, além disso, esse trabalho traz segurança para a família, que tem esse suporte, que é orientada, que é capacitada e que tem essa assistência. E para o paciente, é dignidade, é assistência no aconchego do seu lar, junto da sua família”, disse.

O vereador comentou sobre o número de atendimentos realizados neste início de ano. “Somente nos dois primeiros meses de 2022, foram mais de dois mil atendimentos. Só por este número dá pra mensurar a importância deste trabalho e o alcance do mesmo neste período de pandemia. Deixo aos profissionais da equipe do SAD meu carinho, meu respeito, meu reconhecimento e meu agradecimento pelo importante trabalho que prestam à população de Poços de Caldas. Agradeço demais a Alexssandra por ter aceito este convite, é de extrema importância que todos os vereadores conheçam este trabalho para multiplicar a informação e dar segurança à população que precisa dessa assistência. O trabalho continua com a busca, junto ao Executivo e à Secretaria Municipal de Saúde, do plantão 24 horas do SAD”, finalizou.

O vídeo com a apresentação feita pela responsável técnica do SAD está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.