Projetos de autoria do vereador Flavinho reforçam importância da prática de primeiros socorros

por Imprensa publicado 08/04/2024 13h22, última modificação 08/04/2024 13h22
Concientização

Proposições apresentadas pelo vereador Flavinho (MFB) estão em análise pelas Comissões da Câmara

Estão em análise pelas Comissões Permanentes da Câmara de Poços dois Projetos de Lei que tratam da importância da prestação imediata e adequada de primeiros socorros. O primeiro dispõe sobre a publicação obrigatória no site e redes sociais do município de peças informativas e orientações sobre práticas e manobras. O segundo propõe a inclusão no Calendário de Eventos a Semana Municipal de Conscientização sobre a prática de Primeiros Socorros. As propostas são de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), o Flavinho.

As práticas de primeiros socorros são cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, com a finalidade de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Segundo o autor da matéria, milhares de pessoas perdem suas vidas em decorrência da inexistência ou demora dos primeiros socorros. “Estatísticas veiculadas na mídia são preocupantes, pois apontam, que, no ano de 2023, no Brasil, cerca de duas mil pessoas morreram em decorrência de engasgos”, cita.

As práticas de primeiros socorros divulgadas pelo município deverão abranger: manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) para reverter a parada cardiorrespiratória (PCR); manobra de Heimlich para desobstrução de vias aéreas; manobras de primeiros socorros em casos de afogamento; manobras de primeiros socorros em casos de convulsão; manobras de primeiros socorros em casos de queimaduras; primeiros socorros em casos de intoxicações medicamentosas; primeiros socorros em acidentes com animais peçonhentos e venenosos.

O segundo projeto, que trata da Semana Municipal de Conscientização sobre a prática de Primeiros Socorros, a ser celebrada em setembro, tem como finalidade informar e orientar sobre o tema. O intuito é realizar palestras, eventos e cursos que levem informações à população a respeito de práticas que podem ser utilizadas de forma adequada em casos de urgências.

Nos projetos, o vereador pontua que todas as ações voltadas à conscientização da prática de primeiros socorros poderão contar com o apoio de profissionais do quadro de pessoal da Prefeitura, como médicos e enfermeiros. “Estamos pensando em medidas capazes de evitar acidentes como os de engasgamento, por exemplo. São políticas públicas importantes, apresentadas através dos Projetos de Lei em análise pela Casa”, conclui.