Projeto que institui o Sistema Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia é aprovado

por Imprensa publicado 14/01/2021 18h05, última modificação 21/01/2021 15h34
Desenvolvimento Econômico

Vereador Lucas Arruda cobrou do Executivo, na última Legislatura, o encaminhamento do projeto à Câmara

A Câmara de Poços aprovou, no final de 2020, o projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. A proposta é de autoria do Executivo e a implantação do programa foi uma das reivindicações do vereador Lucas Arruda (Rede) durante o primeiro mandato. Ele ressalta que o objetivo principal é estabelecer medidas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação realizadas no município, visando promover o desenvolvimento econômico, científico, social e ambiental, bem como a melhoria dos serviços públicos.

Segundo o parlamentar, em 2018, foi encaminhado um ofício à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho sugerindo a criação de um projeto que implementasse ações de fomento e incentivo ao surgimento de empresas e iniciativas inovadoras, através de um programa que reunisse professores, gestores, pesquisadores, universitários, representantes de instituições e da própria Secretaria. “Durante os primeiros anos da Legislatura anterior, cobrei do Executivo a criação desse projeto e, felizmente, ele foi votado na última sessão da Câmara no ano passado. Esse tema foi uma grande preocupação do meu mandato, principalmente com relação à geração de empregos. Acredito que o futuro está no investimento em empresas de base tecnológica, no fomento do empreendedorismo, na criação de um ambiente favorável a isso. É muito importante que a gente consiga avançar e desenvolver ainda mais nossa cidade”, afirma.

Lucas Arruda destaca, ainda, que é preciso valorizar o trabalho de toda a equipe que fez parte da elaboração da proposta. “Fiquei feliz com a aprovação, visto que lutei muito para isso ser viabilizado. É preciso valorizar o trabalho do ex-prefeito e ex-secretário da SEDET, professor Flávio Faria, e de toda a comissão que trabalhou nesse tema, comissão esta formada por Fabiano Costa Teixeira e Celso Iwata Frison, da PUC Poços de Caldas, Izabella Carneiro Bastos e Cláudio de Andrade Lima, da Universidade Federal de Alfenas, Rafael Felipe Coelho e Thiago Caproni Tavares, do IFSULDEMINAS, Ivan Figueiredo e Fernanda Tavares, do Sebrae, e Mateus Lopes e Augusto Barbosa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, pontua.

Ainda sobre o trabalho da comissão, o legislador diz que, desde o início, a equipe trabalhou com a finalidade de fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica na cidade, bem como o empreendedorismo e a consequente melhoria das condições econômicas do município, movimentando a economia e gerando renda. “Nesse momento de pandemia, essas ações são mais que necessárias. Fomentar esse tipo de indústria, que são empresas, startups, que demandam de pouco espaço físico, têm um alto valor agregado e têm potencial de crescimento independente do local onde estão inseridas. Então, é muito importante que o município trabalhe nesse sentido”, declara.

O projeto de lei aprovado está disponível para consulta no Portal da Câmara, na aba Proposições (Mensagem do Executivo n. 14/2020).