Projeto institui Dia Municipal das Bandas e Fanfarras

por Imprensa publicado 24/04/2019 13h40, última modificação 16/11/2020 12h39
Valorização e interação

Na última semana, a Câmara de Poços aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei que institui o Dia Municipal das Bandas e Fanfarras. A matéria, de autoria do vereador Gustavo Bonafé (PSDB), estabelece a comemoração da data no dia 10 de setembro e propõe uma homenagem póstuma a Victor Cardinalli, precursor da cultura das bandas e fanfarras em Poços.

Com a aprovação do Legislativo, o Dia Municipal das Bandas e Fanfarras passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade. O objetivo principal é valorizar esses grupos, possibilitando a interação entre eles com bandas de outras cidades, e promover comemorações anuais, gincanas e apresentações. O projeto sugere, ainda, a realização de uma exposição para contar a história das bandas e fanfarras de Poços.

O autor da proposta ressalta que esta foi uma demanda levantada pelo público durante audiência realizada em outubro de 2018. “No encontro, foram apontadas uma série de sugestões para a Câmara visando ao fortalecimento das bandas e fanfarras da cidade. Uma das sugestões foi a criação de um dia municipal, que está atrelado à possibilidade de criação de uma semana de fomento a atividades que deem mais autonomia e mais visibilidade a essas agremiações e compartilhem todo o histórico e o impacto positivo que geram na nossa juventude, crianças e adultos também. É um projeto da Câmara, mas que tem a semente na iniciativa cidadã e popular”, destaca.

O projeto aguarda a sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial Eletrônico do Município. Todas as proposições aprovadas pelos vereadores estão disponíveis em www.pocosdecaldas.mg.leg.br.