Projeto do vereador Flavinho sugere exame oftalmológico preventivo em crianças

por Imprensa publicado 24/02/2022 18h25, última modificação 04/03/2022 11h42
Quatro e 15 meses de vida
Projeto do vereador Flavinho sugere exame oftalmológico preventivo em crianças

Proposta apresentada pelo vereador está em análise pelas Comissões Permanentes do Legislativo

Está em análise pelas Comissões Permanentes da Câmara o Projeto de Lei n. 07/2022, que dispõe sobre a realização de exame oftalmológico preventivo em crianças de quatro e 15 meses de vida, visando ao diagnóstico precoce de diversas doenças, entre elas o retinoblastoma. A matéria, de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), prevê, também, a realização de exame de fundo de olho nas crianças menores de três anos, matriculadas nos Centros de Educação Infantil de Poços.

De acordo com a proposta, torna-se obrigatória a realização do exame oftalmológico na idade mencionada por ocasião das vacinas exigidas pelo Calendário Nacional de Imunização. Aos quatro meses ocorre a vacinação da Poliomielite e Pentavalente e aos 15 meses de idade o reforço da DTP e Poliomielite. No ato da vacinação, os servidores das Unidades Básicas de Saúde e das Salas de Vacina orientarão os pais a levarem os filhos nos locais designados pela Secretaria de Saúde para o exame, que será certificado com anotação na carteirinha do paciente.

A Prefeitura, para execução da referida norma, fica autorizada a firmar parcerias com clínicas, hospitais oftalmológicos e demais entidades especializadas. O Projeto de Lei prevê, também, a necessidade de divulgação pelo Executivo dos locais conveniados e de fiscalização no que diz respeito à realização do exame.

Segundo Flavinho, o objetivo principal desses exames é a detecção precoce de doenças oculares, que por sua gravidade exigem tratamento imediato. “É na infância, mais precisamente nos primeiros anos de vida, que 90% da visão do indivíduo se desenvolve. Assim, a avaliação oftalmológica precisa ser feita o quanto antes, como forma de garantir um desenvolvimento saudável. A miopia, o astigmatismo e hipermetropia são detectados nesse procedimento, que também avalia a presença de doenças como a ambliopia, estrabismo, catarata, malformações congênitas e tumores, como o retinoblastoma. Portanto, além de prevenir a cegueira, o exame pode salvar vidas através do diagnóstico precoce”, comenta.

Para o vereador, proporcionar esse atendimento de forma acessível a todos os usuários do SUS significa levar bem-estar, saúde, tranquilidade e cidadania às crianças e suas famílias. “Apresentar esse tema tão importante, que partiu da nossa agenda local, nos permite dar ênfase a uma questão que precisa de mais atenção dos pais, dos educadores, dos profissionais de saúde, do poder público e da sociedade. O Projeto de lei que tivemos a oportunidade de apresentar vem garantir que essa assistência seja prestada e esteja disponível de forma igualitária a toda a população”, afirma.

A proposta do vereador Flavinho está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições. Após análise e emissão de parecer pelas Comissões, ela vai a Plenário para votação.