Projeto do vereador Dofu que institui o Dia Municipal dos Ternos de Congos é aprovado

por Imprensa publicado 05/05/2022 17h30, última modificação 12/05/2022 17h06
Cultura

Votação do Projeto de Lei aconteceu na última terça-feira (03)

Na última terça-feira (03), foi aprovado pela Câmara de Poços o Projeto de Lei n. 21/2022 que institui o Dia Municipal dos Ternos de Congos. A proposta, de autoria do vereador Douglas Dofu (UNIÃO), segue para sanção do Poder Executivo.

Acompanharam a votação da projeto os secretários municipais de Cultura e de Turismo, Luís Gustavo Santos Dutra e Ricardo Fonseca de Oliveira, a presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós Lília Clementino, a mestra da cultura popular e presidente de honra da instituição Orlanda da Conceição, além de outros representantes da entidade.

Com a aprovação da proposta, a data passa a constar no Calendário Oficial de Eventos Turísticos e Culturais do Município e será comemorada, anualmente, em 05 de outubro. O objetivo, segundo o autor, é institucionalizar os Ternos de Congos, valorizando e fortalecendo os saberes, a cultura e a identidade locais. “Foi com grande emoção que aprovamos esse Projeto de Lei e é uma honra poder valorizar uma manifestação popular tão importante para a nossa cultura. Os Ternos de Congos fazem parte de nosso Patrimônio Imaterial. Agradeço aos vereadores que votaram favoravelmente, aos secretários de Cultura e de Turismo que estavam presentes e, especialmente, aos congadeiros e congadeiras que são representantes vivos da memória e da tradição da cidade, que manifestam-se por meio da cultura afro-brasileira com danças e cantos”, ressaltou Dofu.

Ainda no Projeto, o parlamentar destaca que, por meio desta lei, busca-se oficializar uma data para manifestações culturais da mais alta relevância para a cidade, visto que a iniciativa passará a integrar, de forma assertiva, o relatório de implementação das ações e execução do plano de salvaguarda do bem imaterial da Festa de São Benedito.