Projeto de Lei quer instituir o Dia do Ex-Combatente Poços-caldense da Segunda Guerra Mundial

por Imprensa publicado 13/12/2021 19h45, última modificação 17/12/2021 16h34
Homenagem

Vereador recebeu o chefe do TG, subtenente Denis Marins, e o professor Jefferson Biajone para discutirem a proposta

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor (PSC), é autor de um Projeto de Lei que institui o Dia do Ex-Combatente Poços-caldense da Segunda Guerra Mundial, a ser comemorado, anualmente, no dia 08 de maio. Nesta data, é celebrado mundialmente o Dia da Vitória das Forças Aliadas contra as Forças do Eixo, considerado o maior conflito armado do século XX. A proposta será apresentada nesta terça-feira (14), durante sessão da Câmara, e seguirá para análise das comissões permanentes.

Após aprovação do Legislativo, a data fará parte do Calendário Oficial do Município e poderá contar com as seguintes atividades: realização de solenidade em frente ao Monumento aos Pracinhas, localizado na Praça Getúlio Vargas, que homenageia os soldados que fizeram parte da Guerra de 1944 a 1945, integrantes da Força Expedicionária Brasileira; palestras ministradas por professores, pesquisadores, escritores, historiadores e/ou familiares de ex-combatentes, por iniciativa do Museu Histórico e Geográfico; premiação de concursos, realizados por alunos da rede municipal de ensino, envolvendo trabalhos escritos, digitais ou audiovisuais em homenagem à memória e às ações dos Pracinhas Poços-caldenses.

Segundo Marcelo Heitor, as atividades serão promovidas em parceria com o Tiro de Guerra 04-021. “Recebi, em meu gabinete, na última semana, o chefe de Instrução do TG 04-021, subtenente Denis Marins de Paula, e o professor Jefferson Biajone, que apresentaram essa proposta e, concordando com a importância do tema, estou dando entrada nesse Projeto de Lei. É uma forma de homenagear os ex-combatentes pelos relevantes serviços prestados, valorizando a memória de cada um deles. São 43 cidadãos, listados na proposta apresentada, que não hesitaram em atender ao clamor da Pátria Brasileira, na defesa de sua liberdade e soberania em operações de vigilância e patrulhamento no litoral e na luta pela liberdade e pela democracia nos campos da Itália junto à Força Expedicionária Brasileira”, ressaltou.

Ainda de acordo com o vereador, a homenagem vem contribuir de forma significativa com as festividades na cidade, em 2022, por ocasião dos 150 anos de Poços. “Além dos 150 anos de Poços, o Brasil celebrará 200 anos de sua Independência. A instituição do Dia do Ex-Combatente, pelo elevado valor cívico, vem contribuir com as demais ações do município, enaltecendo o patriotismo e apresentando importantes valores aos jovens e a toda a comunidade”, afirmou.

A proposta apresentada pelo vereador Marcelo Heitor está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Projeto de Lei n. 146/2021).