Projeto Câmara em Visita incentiva a participação de estudantes nas atividades do Legislativo

por Imprensa publicado 19/08/2022 16h45, última modificação 26/08/2022 17h34
Educação para cidadania

Durante a participação no projeto, os estudantes conhecem as dependências da Câmara

Conhecer as dependências da Câmara, as atribuições dos vereadores e o papel das Assessorias da Casa, além de incentivar a participação de crianças e Jovens nas ações do Poder Legislativo. Esses são alguns dos objetivos do projeto Câmara em Visita, que completou 21 anos em 2022. O programa foi criado através da Resolução n. 658, de 08 agosto de 2001, e já recebeu centenas de escolas desde sua implantação.

Em 2022, através de uma parceria com a Secretaria de Educação, o projeto tem contado com várias instituições municipais. As Escolas Presidente Washington Luís e Vitalina Rossi já passaram pela Câmara neste mês e, nas próximas semanas, estarão presentes estudantes das Escolas José Raphael dos Santos Netto e Raphael Sanches. Ainda está programada a visita do curso de Administração da PUC Poços de Caldas.

Um dos momentos principais da visita dos estudantes é a votação de propostas de melhorias para a cidade. Previamente discutidas em sala de aula, essas sugestões são aprovadas durante a simulação de uma reunião ordinária. Elas se tornam proposições da Câmara e seguem para o Executivo como Indicações.

Segundo Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo, depois de mais de dois anos sem a participação presencial das escolas, o Câmara em Visita retoma as atividades. “Foram momentos muito difíceis, em que não pudemos receber os alunos. Tivemos atividades remotas, mas a presença deles na Câmara é muito importante. Em 2022, retomamos essas ações que fazem muita diferença e são fundamentais quando falamos de educação para cidadania”, comenta.

Todas as escolas da cidade, tanto as públicas como as particulares, além das universidades e os projetos sociais do município, podem participar do Câmara em Visita. Os agendamentos devem ser feitos com a Escola do Legislativo pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.