Presidente do Instituto Sítio do Lobato apresenta trabalho desenvolvido em Poços

por Imprensa publicado 04/09/2023 13h40, última modificação 14/09/2023 16h00
Ações voltadas à sustentabilidade

Atendendo a um convite do vereador Lucas Arruda (Rede), o fundador e presidente do Instituto Sítio do Lobato, Luciano Roberti de Souza, participou da reunião ordinária da Câmara, nesta semana. O objetivo foi apresentar aos vereadores e à população o trabalho realizado pela entidade, que tem o meio ambiente como principal área de atuação.

O Instituto Sítio do Lobato cria, desenvolve e executa projetos sociais voltados a escolas e comunidades. A organização, sem fins lucrativos, ensina de forma clara e objetiva técnicas voltadas à sustentabilidade, entre elas: cultivo 100% orgânico de frutas, verduras e legumes; captação e distribuição dos recursos hídricos em toda a propriedade, com um sistema de irrigação por gotejamento em árvores frutíferas, que economiza mais de 90% de água em relação à irrigação convencional; proteção e restauração de nascentes, sendo que, atualmente, monitora e recupera três nascentes próximas; preservação de fauna e flora; criação de peixes; preservação, criação e proteção de abelhas sem ferrão; reciclagem, turismo rural e turismo de experiência.

Outras ações também fazem parte do trabalho do Instituto. No ano passado, foram construídas 10 hortas em 10 escolas. Além disso, a entidade distribuiu tambores de coleta seletiva para 17 escolas e uma instituição. Por mês, em 2022, foram doadas mais de 40 caixas de verduras ao Banco de Alimentos do Município. Toda a coleta de material reciclável também foi doada às cooperativas. “O nosso trabalho é muito importante, temos soluções práticas para o futuro da humanidade. O conhecimento levado aos vereadores poderá, de certa forma, contribuir para que a nossa cidade seja um exemplo a ser seguido nas questões ambientais e possamos com isso ajudar mais pessoas”, disse Luciano Roberti.

O fundador do Instituto Sítio do Lobato ressaltou, ainda, a necessidade de levar os projetos existentes ao Executivo. “O nosso desafio é que os vereadores possam se unir para informar ao Executivo nossas propostas. Gostaríamos de compartilhar o nosso conhecimento atendendo à toda rede de ensino municipal, que hoje conta com 144 escolas. Queremos criar oficinas de apoio às escolas para que possamos realizar aulas teóricas e práticas com todos os alunos”, comentou.

Para o vereador Lucas Arruda (Rede), é preciso potencializar todas essas iniciativas do Instituto. “Um projeto muito interessante, desenvolvido pelo Luciano, pela dona Vera e por toda a família deles, que traz uma uma vivência ambiental muito importante. É muito bacana levar isso para a cidade toda, fazer com que mais crianças conheçam como funciona. O objetivo dessa visita foi apresentar aos vereadores todo o trabalho e somar esforços para a expansão do projeto”, declarou o parlamentar.

O vídeo da reunião ordinária, com a apresentação feita pelo fundador do Instituto Sítio do Lobato, está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.