Polo Sudoeste marca presença na etapa estadual do PJ Minas

por Imprensa publicado 02/12/2021 19h40, última modificação 10/12/2021 17h50
Plenária Final
Polo Sudoeste marca presença na etapa estadual do PJ Minas

Coordenadores e alunos do Polo Sudoeste estiveram em Belo Horizonte para a etapa estadual do PJ

As cidades de Poços de Caldas, Guaxupé, Itaú de Minas e Albertina, que fizeram parte do Polo Sudoeste na edição 2021 do Parlamento Jovem de Minas, marcaram presença na etapa estadual do projeto, realizada nos dias 25 e 26 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento reuniu estudantes e coordenadores de 17 Polos regionais para diversas atividades, entre elas a Plenária Final para votação das propostas de todos os municípios sobre o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A coordenadora do PJ Tais Ferreira representou Poços de Caldas na fase estadual, juntamente com os coordenadores Pedro Luiz Alves (Guaxupé), Wallison Parreira (Itaú de Minas) e Danilo José Silviéri (Albertina), além dos alunos Rayane Luisa Martins (Albertina), Cauã Aparecido Vieira Jerônimo (Guaxupé) e Júlia Beatriz Lima (Itaú de Minas).

Devido às restrições decorrentes da pandemia, o número de estudantes foi limitado, no entanto aqueles interessados puderam participar de forma remota do evento. Marcos Henrique Dias de Carvalho, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, acompanhou todos os debates e pôde, inclusive, votar as propostas. “Foi muito interessante participar do PJ e como foi minha primeira vez eu tive a oportunidade de aprender várias coisas novas. O que mais gostei foi essa aproximação com a política, eu não tinha noção de como era. Por isso, a prática da educação política tem que ser cada vez mais incentivada. Além disso, participar da etapa estadual, mesmo que remotamente, foi uma experiência muito boa também. Essa oportunidade de ter voz é incrível”, ressaltou o estudante.

Entre as sugestões aprovadas e encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG estão: criar ou atribuir competências aos conselhos municipais consultivos e deliberativos para fiscalização, monitoramento e conscientização ambiental da população, com a seguinte atribuição: atuar no combate aos incêndios florestais, por meio da instalação de sensores via satélite para monitoramento de focos de queimadas, que emitam alertas para as unidades do corpo de bombeiros e da defesa civil mais próximos, além de disponibilizar mais cursos de formação para essa área; implementar plano de educação ambiental, voltado a cidadãos, empresas e órgãos públicos, que envolva: a realização de campanhas educativas periódicas, inclusive sobre consumo consciente, a distribuição de mudas de árvores para plantio por profissionais, oferecendo a eles algum incentivo para que o façam, e a utilização de terrenos públicos baldios e sem função social para outras atividades.

A coordenadora Tais Ferreira comentou sobre a realização do PJ em 2021 e sobre as dificuldades enfrentadas. “Não foi um ano fácil, todos sabemos disso. Mas, com todas as restrições, conseguimos concluir o projeto com a certeza de que fizemos o melhor. O Polo Sudoeste está de parabéns por tudo que desenvolveu ao longo desses meses. Agradeço os alunos, que não mediram esforços para participar das atividades, mesmo aquelas remotas, os coordenadores que trabalharam duro e todos os professores e demais pessoas envolvidas no PJ. Ano que vem, se Deus quiser, voltaremos com tudo”, declarou.

Ainda como atividade de finalização do PJ esse ano, a Câmara de Poços, através do presidente vereador Marcelo Heitor (PSC), repassou ao prefeito Sérgio Azevedo as propostas aprovadas pelos alunos, durante a etapa municipal. Nesta semana, o chefe do Executivo recebeu uma cópia do documento e afirmou que a administração analisará a viabilidade de atendimento das demandas dos estudantes. “O prefeito esteve na Plenária Municipal, oportunidade em que pediu que fossem encaminhadas as propostas relativas ao meio ambiente. Entregamos a ele esse documento e esperamos que todo o trabalho dos alunos no PJ rendam bons frutos e possam contribuir com as políticas públicas relativas à prevenção do nosso meio ambiente. A Câmara de Poços incentiva e apoia os projetos de educação política, esperamos ansiosos pela próxima edição”, disse o presidente.

Em 2022, o Parlamento Jovem de Minas terá como tema principal “Saúde Mental dos Jovens”, divididos nos subtemas: políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; estratégias da comunidade para prevenção da saúde mental; uso saudável das novas tecnologias. No mês de fevereiro, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços já inicia o contato com as escolas a fim de convidar para participação no projeto.