Paulista quer informações sobre realização de cirurgias ortopédicas no SUS

por Imprensa publicado 19/04/2024 17h00, última modificação 30/04/2024 16h06
Requerimento
Paulista quer informações sobre realização de cirurgias ortopédicas no SUS

Paulista questiona o número de pessoas que aguardam na fila de espera

Nesta semana, a Câmara de Poços aprovou um Requerimento, de autoria do vereador Wellington Paulista (PSDB), que busca informações da Prefeitura sobre atendimentos, procedimentos e encaminhamentos de pessoas com necessidade de cirurgia ortopédica na rede pública de saúde do município. No documento, o parlamentar indaga o número de pacientes na fila de espera do SUS.

As demandas que chegam ao Legislativo, segundo o vereador, motivaram a elaboração do Requerimento. “Recebemos muitos questionamentos com relação a procedimentos na área da Saúde e a Ortopedia é uma delas. Exames, consultas e, principalmente, as cirurgias são pautas muito recorrentes, por isso a importância de informações para levar até a população. O serviço de ortopedia oferecido pelo SUS é um serviço essencial para garantir o acesso à saúde e ao tratamento”, ressaltou.

Além do número de pessoas que aguardam na fila de espera, Paulista quer saber quantos médicos ortopedistas atuam na rede pública e como funciona o atendimento e encaminhamento de pessoas para cirurgia. Ele solicita a descrição de todo o trâmite após o paciente passar por consulta.

Nos últimos meses, o legislador tem buscado informações sobre diversos serviços na área da Saúde. Cirurgias de laqueadura, bariátricas e de prostatectomia, antedimentos por otorrinolaringologistas e cobertura vacinal para idosos foram temas abordados nas últimas sessões da Câmara.