Paulista quer informações sobre atendimentos de hemodiálise no município

por Imprensa publicado 06/06/2023 18h35, última modificação 14/06/2023 17h58
Paulista quer informações sobre atendimentos de hemodiálise no município

O vereador Wellington Paulista (União Brasil) apresentou um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre a rotina de atendimentos no setor de hemodiálise do município. Um dos questionamentos foi sobre a existência ou não de fila de espera para realização do procedimento.

A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a prevalência da doença no mundo é
de 7,2% para indivíduos acima 30 anos e de 28% a 46% em pessoas acima de 64 anos. Em Poços de Caldas, muitas pessoas fazem o tratamento, segundo relatos recebidos pelo vereador Paulista. “Infelizmente, a insuficiência renal é uma doença silenciosa, que apresenta muitos riscos ao paciente, dependendo do estágio. Nos casos em que os remédios não são suficientes e a doença progride, pode ser necessário iniciar a hemodiálise”, comentou o parlamentar.

Segundo o legislador, diante da importância do setor de hemodiálise paro o município e da necessidade de melhorias constantes, o Requerimento foi apresentado no Legislativo. “É uma questão de saúde pública e sabemos das dificuldades enfrentadas por aqueles que precisam passar pelo procedimento, alguns até mais de uma vez por semana. A intenção do pedido de informações é saber quantas pessoas são atendidas por dia, como vem sendo feito esse atendimento e se existem muitas pessoas aguardando por vaga. O que queremos é auxiliar na sugestão de ações que possam melhorar ainda mais o que já é oferecido”, ressaltou.

O Requerimento (n. 948/2023) está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.