Paulista defende ampliação de vagas no projeto esportivo de Equitação Inclusiva

por Imprensa publicado 09/05/2023 09h45, última modificação 17/05/2023 17h58
Paulista defende ampliação de vagas no projeto esportivo de Equitação Inclusiva

O vereador Wellington Paulista (União Brasil) tem acompanhado, desde o início da Legislatura, o trabalho desenvolvido pela Associação de Equoterapia Poços de Caldas, que realiza Equoterapia e Equitação Lúdica para a população de Poços e região, bem como aulas de Equitação Inclusiva, através de um projeto esportivo em parceria com a Prefeitura. Na última semana, acompanhado do secretário municipal de Saúde Thiago Mariano e do secretário adjunto Carlos Almeida, o parlamentar retornou ao Haras Clube do Cavalo, onde acontecem as atividades, com o objetivo de discutir a viabilidade de ampliação das vagas existentes.

Paulista destacou os inúmeros benefícios da Equoterapia e da Equitação Inclusiva, sendo esta última modalidade adaptada para pessoas com deficiência (PcD), trazendo qualidade de vida, socialização, autoconfiança, equilíbrio, aumento da força muscular e melhorias na coordenação motora, a partir dos estímulos sensório-motores oriundos dos movimentos dos cavalos. “Foi um momento especial, onde os responsáveis nos apresentaram o trabalho desenvolvido em parceria com o município, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. A proposta é um estudo para aumentarmos os atendimentos, já que existe uma fila de espera, e, consequentemente, melhorar a estrutura para o serviço que é oferecido”, disse o vereador.

Segundo o parlamentar, é preciso auxiliar o município na criação de políticas públicas que incentivem tal prática esportiva, tendo em vista os resultados que ela proporciona. “Tenho buscado participar e conferir os projetos realizados na cidade e, com relação à Equoterapia, estamos propondo ações que venham melhorar ainda mais o que é feito pela Associação, um trabalho muito importante, agora também para as pessoas com deficiência. O objetivo desta última visita foi apresentar aos secretários esse trabalho, no sentido de existir uma valorização ainda maior dos profissionais que prestam um serviço de excelência”, finalizou.