Paulista defende ampliação de profissionais de saúde mental na rede pública
O vereador Wellington Paulista (PSDB) protocolou o Requerimento nº 2138/2025, solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a atuação de psicólogos e psiquiatras na rede pública de saúde do município. O pedido foi aprovado por unanimidade em Plenário, na sessão ordinária da última terça-feira, 1º de julho.
Preocupado com a crescente demanda por serviços nessa área, o parlamentar destaca a importância da saúde mental como fator essencial para o bem-estar da população, ressaltando o aumento dos casos de depressão, ansiedade, dependência química e outras condições que exigem acompanhamento especializado.
Entre os questionamentos, Paulista indaga a quantidade de psicólogos e psiquiatras em atividade, discriminados por unidade de atendimento, além de informações sobre eventuais listas de espera, com dados sobre o número de pacientes por especialidade e o tempo médio de espera. “Esta é uma demanda que tem chegado em nosso gabinete, e queremos saber quantos profissionais estão em atuação na rede. Além disso, se existe hoje por parte da Prefeitura um acompanhamento nesta área e se é um número ideal dado o tamanho da demanda, ou se necessita de ampliação”, alega Paulista.
Na proposição, ele também pede esclarecimentos sobre o total de atendimentos realizados em 2024 e os protocolos ou fluxos adotados visando ao encaminhamento de pacientes da Atenção Básica (UBS/PSF) para atendimento psicológico ou psiquiátrico especializado.
Por fim, o parlamentar questiona se há previsão de ampliação da equipe de saúde mental nos próximos 12 meses, solicitando detalhes sobre possíveis contratações ou entrada de concursados, bem como as unidades que poderão ser contempladas. O Requerimento pode ser lido na íntegra no site da Câmara Municipal, e a Prefeitura tem até 20 dias para resposta, a partir do recebimento do protocolo.