Parlamento Mulher encerra atividades e planeja ações para 2026
A Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo realizou a cerimônia de encerramento do Parlamento Mulher 2025, com a entrega de certificados às participantes. O evento aconteceu no Plenário da Casa Legislativa, no dia 03 de novembro.
A abertura foi conduzida pela servidora Taís Ferreira, diretora da Escola do Legislativo. Ela agradeceu a participação de todas as mulheres que integraram esta edição, destacando o envolvimento e o comprometimento de cada uma ao longo das atividades. “Estamos felizes com esta edição e já pensando nas atividades para 2026. O tema Saúde da Mulher estará em pauta no ano que vem e já queremos planejar ações importantes que vão nortear esse trabalho”, disse.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu (UNIÃO), a presidente da Comissão de Direitos da Mulher, vereadora Pastora Mel (UNIÃO), o vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo, vereador Tiago Braz (REDE), e a coordenadora da Divisão de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Assistência Social, Laís Jardim
Para Maria Bernardete Sousa, corredora de rua e participante pela segunda vez do Parlamento Mulher, o projeto representa uma oportunidade de aprendizado e valorização. “Participar do Parlamento Mulher foi muito gratificante, porque é o segundo que participo. É uma sessão muito boa, ainda mais voltada para nós, mulheres. É uma sensação muito linda e gratificante receber esse certificado hoje”, afirmou.
Já a advogada Kely Aparecida Ferraz de Melo ressaltou que a vivência no Parlamento proporcionou maior compreensão sobre o funcionamento do processo legislativo e do direito eleitoral. Segundo ela, “o Parlamento trouxe um direcionamento sobre o direito eleitoral, tanto na parte de iniciação quanto no ensinamento e na votação de Projetos de Lei. Ele amplia a noção de como funciona o processo dentro de uma Câmara Municipal”.
Ao avaliar a experiência, Kely destacou que se sente realizada com a oportunidade. “Com certeza, estarei aqui novamente no próximo ano”.
Neste ano, o tema do Parlamento Mulher foi “A Mulher e o Mercado de Trabalho”. Na Plenária Final, as participantes discutiram e aprovaram diversas propostas, entre elas a criação do Programa “Passe Mãe Trabalhadora”, que concede isenção temporária no transporte público municipal a mulheres desempregadas com filhos de até 5 anos, facilitando o acesso ao emprego, à saúde, à educação e à cultura, e promovendo maior autonomia e inclusão social.
Todas as propostas foram encaminhadas à Comissão de Direitos da Mulher da Câmara de Poços para providências.
O Parlamento Mulher é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Poços de Caldas que busca incentivar a participação feminina na política e aproximar a população do processo legislativo.