Palestra “Entendendo a Fibromialgia” acontece na segunda-feira

por Imprensa publicado 06/05/2022 17h24, última modificação 06/05/2022 17h24
Dia Nacional de Conscientização
Palestra “Entendendo a Fibromialgia” acontece na segunda-feira

Evento contará com a presença do médico reumatologista Dr. Igor Tadeu

A Câmara de Poços realiza, na próxima segunda-feira (09), às 19h, no Plenário, a palestra “Entendendo a Fibromialgia, com a presença do médico reumatologista Dr. Igor Tadeu Ferreira. O evento é uma iniciativa do vereador Lucas Arruda (REDE) em alusão ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia.

A Lei Federal n. 14.233, sancionada no ano passado, estabeleceu o dia 12 de maio como o Dia Nacional de Enfrentamento da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a fibromialgia é uma síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas, como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Trata-se de uma forma de reumatismo associado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. Segundo informações do órgão, não existe um método de prevenção comprovado e especialistas indicam a atividade física como método auxiliar para o tratamento.

Segundo o vereador Lucas Arruda, o objetivo do evento é proporcionar maior visibilidade do tema, discutindo políticas públicas, fomentando o debate e divulgando informações importantes para conscientização da população. “O objetivo da Câmara é, com esse diálogo, melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a doença. Teremos a participação do Dr. Igor, especialista na área, e esperamos que seja um encontro proveitoso. Há estimativas de que existem quatro milhões de pessoas nessa condição no Brasil, sendo maioria mulheres. Dessa forma, o intuito é contribuir com uma temática tão séria que diz respeito à saúde pública”, ressaltou.

A Câmara emitirá certificado de participação no evento. A palestra será transmitida pela Internet, nas páginas do Facebook e YouTube.