Oficinas abordam os temas Papel do Vereador e Constituição Federal

por Imprensa publicado 31/03/2023 16h25, última modificação 12/04/2023 14h49
Parlamento Jovem
Oficinas abordam os temas Papel do Vereador e Constituição Federal

Duas oficinas de formação política já foram realizadas pela Escola do Legislativo da Câmara de Poços, dentro das atividades do Parlamento Jovem de Minas 2023. Nas últimas semanas, estudantes das nove escolas que integram o projeto participaram de encontros sobre os temas “O Papel do Vereador” e “Constituição Federal”.

As oficinas têm como objetivo preparar os estudantes para a fase de elaboração de propostas sobre o tema principal PJ, que este ano é Jovem e Mercado de Trabalho, dividido nos subtemas “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho", "Escolaridade e qualificação profissional" e "Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho". Durante os encontros, a diretora da Escola do Legislativo Taís Ferreira apresenta aos alunos questões importantes que vão nortear o trabalho nas fases seguintes do projeto. “É um momento de absorver informações sobre o Legislativo, sobre as leis e sobre e sobre a elaboração de propostas. Uma oportunidade, também, de troca de informações e de convívio com os colegas”, disse Taís.

Após as oficinas de formação política, a Escola do Legislativo dará início aos encontros de formação temática. Estão agendadas, ainda, para as próximas etapas a Plenária Municipal, com a votação de propostas, e o Encontro Regional, evento este que será realizado em Poços de Caldas, com a presença de todos os municípios que compõem o Polo Sudoeste.

Lançamento

No início do mês de março, aconteceu o lançamento do PJ em Poços. O evento contou com a presença de vereadores, professores e estudantes. A professora Dra. Mariana Balau Silveira, coordenadora do curso de Relações Internacionais da PUC Minas, campus Poços de Caldas, falou com os estudantes sobre Jovem e Mercado de Trabalho.

Para Gustavo Eduardo Cruz Lopes, do Colégio Nini Mourão, o tema de 2023 é recorrente e necessário. “A parcela jovem da população encontra cada vez mais dificuldades e contratempos para ingressar no mercado de trabalho, dificuldades essas que estão relacionadas a diversos fatores, desde o desinteresse pela capacitação profissional até às barreiras existentes em empresas e outros ambientes. Espero que possamos aproveitar o máximo desse projeto esse ano, realizar excelentes propostas e dar o primeiro passo em direção à mudança dessa realidade do meio trabalhista, representando todos o melhor possível”, afirmou.

Gustavo participa pela segunda vez do PJ Minas. Para ele, o projeto cumpre muito bem sua premissa, que é a de ensinar política. “Além disso, o projeto vai ainda mais longe. Ele demonstra aos jovens como a política está inserida em suas vidas, a importância desse tipo de formação na sociedade, o papel de cada pessoa inserida nesse meio e como se comportar em conjunto, uma vez que o campo político atua com base em um interesse coletivo, de modo que não deva ser utilizada como instrumento para interesses individuais e sim como um sistema para a melhora e bem-estar social, tanto no âmbito do Legislativo quanto no do Executivo e Judiciário”, destacou.

Escolas

Participam do PJ neste ano: Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Padrão, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Sete de Setembro – COC, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, CEPOC – Centro Educacional Poços e Colégio Jesus Maria José.

Em 2023, o Polo Sudoeste continua sendo coordenado pelos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé e será composto por 18 municípios: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.