Moção do vereador Sílvio de Assis solicita que Farmácia da Policlínica tenha atendimento 24h

por Imprensa publicado 25/03/2024 17h40, última modificação 02/04/2024 19h06
Saúde

Sílvio de Assis ressalta que tal medida proporcionará maior tranquilidade à população em momentos de urgência e necessidade

Uma Moção de Apelo, de autoria do vereador Sílvio de Assis (MDB), foi aprovada pela Câmara de Poços, nesta semana. A proposição solicita ao Executivo, por meio da Secretaria de Saúde, esforços para que a Farmácia da Policlínica tenha atendimento 24 horas durante todos os dias, inclusive aos finais de semana.

Para o legislador, a ampliação do horário representaria um importante avanço na prestação de serviços de saúde pública. “Infelizmente, no cenário atual, o paciente que passar por alguma consulta médica após as 17 horas na UPA ou em qualquer um dos hospitais de nosso município e depender de remédio da Farmácia Central terá que aguardar o dia seguinte, às 9 horas. Diante disso e de tantas reivindicações com relação ao assunto, apresentamos a Moção de Apelo para que essa medida seja adotada, garantindo o acesso contínuo a medicamentos e assistência farmacêutica”, ressalta.

Ainda segundo o autor, tal política pública proporcionará maior segurança e tranquilidade à população em momentos de urgência e necessidade. “Nós sabemos que a Saúde tem sido um gargalo, temos tido muitas demandas e, nesta semana, teve um caso, durante a madrugada, de uma pessoa que foi atendida na UPA, pegou a receita e não tinha como pegar o remédio. Sabendo da relevância da Farmácia Central da Policlínica e das dificuldades enfrentadas pela população, pedimos uma atenção especial para esse problema”, afirma.

Sílvio de Assis ressalta que uma alternativa seria criar uma farmácia ligada à UPA, resolvendo um dos mais graves problemas que a Saúde apresenta, que é a distância entre o diagnóstico e o tratamento. “Neste caso, como a UPA funciona durante 24 horas, o paciente receberia a receita médica e de lá mesmo já sairia com o remédio em mãos”, destaca.

A Moção de Apelo n. 20 apresentada pelo vereador está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições